quinta-feira, 30 de setembro de 2010

AJUDADOR

"E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador (Conselheiro, Ajudador, Intercessor, Advogado, Fortalecedor e Apoio), a fim de que esteja para sempre convosco. " (Jo 14.16)

É triste reconhecermos que alguns cristãos não tomam conhecimento do Espírito Santo que está habitando dentro deles. Acredito que há a falsa crença de que Ele simplesmente entrará, tomará controle da vida deles e os obrigará a fazer, automaticamente e sem esforço da parte deles, aquilo que precisa ser feito. Mas Ele não fará dessa forma. O inimigo age assim, forçando as pessoas a fazerem coisas que elas mesmas não querem.
O Espírito Santo, por outro lado, é Cavalheiro. Ele nunca o forçará a fazer alguma coisa contra a sua vontade. Nas Escrituras, constatamos que o Espírito Santo orienta, guia, instiga e conclama. Ele pode dar-lhe um leve "impulso", mas Ele nunca o forçará a agir.
Alguns se queixam: "Porque Deus não faz isso ou aquilo?" O Espírito Santo não fará coisa alguma até q vc O coloque em ação em seu favor! Ele foi enviado para ser seu Ajudador. Ele não foi enviado para realizar a tarefa em seu lugar, mas para ajudá-lo a realizá-la.
Qdo vc sabe que o Espírito Santo está dentro de vc, pode colocar a Palavra de Deus em prática inteligentemente e o Espírito Santo operará por intermédio de vc. Comece a falar em harmonia com a confissão de hoje e descobrirá que Aquele que habita em vc Se tornará cada vez mais real.

Aquele que é maior está e mim. Estou dependendo dEle. Ele se levantará fortemente dentro de mim ele me ajudará. Aquele que é maior me dará a vitória e o sucesso!

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

JÁ CHEIRA MAL

"Então ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do defunto: Senhor, já cheira mal, porque já de quatro dias. (Jo 11.39)
Marta e Maria foram encontrar com Jesus, dizendo-lhe: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido... (v.32). Jesus recebera a mensagem da enfermidade de Lázaro ainda em tempo, mas esperou que este morresse para chegar a Betânia. E agora, diante da gruta do túmulo de seu amigo, Jesus chora, e o mundo o vê chorar. Ele era realmente homem, com sentimento de homem. E qdo um amigo morre, a gente chora. Mas Jesus era igualmente Deus, e disse às irmãs Marta e Maria: Teu irmão há de ressurgir. Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E, qdo  o Mestre mandou que retirassem a pedra do túmulo, Marta lhe disse: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias.
Era humanamente impossível fazer qq coisa em favor de Lázaro. Seu corpo estava em estado de putrefação; já cheirava mal. Então, após orar, agradecendo ao Pai porque este sempre o atendia, Jesus bradou ao defunto; Lázaro vem para fora! E, ainda todo amarrado, atado com lençóis, engomado com as especiarias dos rituais fúnebres dos Judeus, Lázaro saiu do túmulo, pelo poder da palavra do Senhor. Desatai-o e deixai-o ir... Foi um estupendo milagre!
Hoje Jesus continua ressuscitando mortos que já cheiram mal. Não somente homens e mulheres apodrecidos no pecado e nos vícios, mas o o Senhor tem ressuscitado também sonhos enterrados.
Deixe Jesus ressuscitar seu casamento, suas finanças, sua família, seus sonhos. Chame-o. Ele tem poder.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

LADRÃO

2 Samuel 15.1-12

"Não furtarás" (Êx 20.15)

Quem era esse Absalão sobre quem vc leu hoje? O capítulo anterior ao lido explica: filho do rei Davi, "boa pinta" e bastante desinibido, para dizer o mínimo. Inescrepuloso, para se rmais claro. Junte tudo isso, e sua conspiração para depor o próprio pai foi um resultado quase automático. Começou com manobras demagógicas, bajulando o povo e vendendo sua imagem oferecendo virtudes que não tinha. Dependendo da tradução da Bíblia q vc tiver, terá então lido no verículo 6 que ele "furtou o coração" dos israelitas para jogá-los contra Davi. Veja só: não se furtam só bens materiais, mas outras coisas que nem imaginamos. Como acabamos de ver, furtar pode ser bem mais sutil do que normalmente parece. Porque será que as pessoas se apropriam do que não lhes pertence para sair ganhando em prejuízo dso legítimos dono? Foi o que Absalão fez.
É porque acham que precisam do objeto furtado - sem ele, serão infelizes - e porque se julgam tão importantes que a vítima não interessa. Portanto, a garantia mais segura contra a tentação de furtar é estar satisfeito com o que se é e tem. Dá para conseguir isso?
O Fato é que o candidato a ladrão não é infeliz por não ter aquilo de que necessita: ele pensa necessitar do que não tem porque é infeliz. Ou seja, felicidade não depende de ter ou não ter - sua fonte é outra, e qdo a temos, não dependemos de mais nada e nem desejamos furtar. A Bíblia diz isso assim: "a piedade com contentamento é grande fonte de lucro" (1Tm 6.6). Decifrando: piedade significa ter o relacionamento correto com Deus; contentamento é a tal felicidade que buscamos - é estar satisfeito com a vida - e  lucro é aquilo que nos deixa satisfeitos - e aqui está claro não se trata de dinheiro ou similar. Agora tente montar as pecinhas deste quebra-cabeça. Se for difícil, sugiro uma conversa com Deus. Com isso, a primeira peça (a piedade) já estará em ação. Depois é só continuar.

Quem vive com Deus não furta  - distribui.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

TRANSBORDANDO DE ESPERANÇA

“Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo” (Romanos 15.13).

Chamar o Senhor de Deus da esperança é dar a Ele uma qualificação justa. Ele teve um sonho para o ser humano, mas, com a queda de Adão, esse sonho se frustrou – pelo menos, em nosso modo de ver. Porém, sendo cheio de esperança, Deus elaborou um plano para resgatar cada um de nós. No Calvário, Ele realizou Seu intento: providenciou a salvação para a raça humana. Quem recebe Jesus como Seu Salvador, além de se livrar da consequência da queda, passa a ser verdadeiramente uma pessoa de Deus, confirmando a esperança do Senhor.
Como Pai, o Altíssimo deseja encher-nos de gozo, realização. Você pode se tornar uma pessoa rica, famosa e admirada por todos, mas nada disso lhe trará mais satisfação do que se tornar aquilo que o Senhor tem preparado para a sua vida. Você somente se realizará plenamente se fizer o que Ele lhe tem dito pela Palavra. A partir de então, a revelação irá cumprir-se passo a passo. Quando assumir o que, agora, Ele tem para você, mais coisas lhe serão mostradas e, assim, você irá crescendo na fé e na realização.
O Senhor também nos enche de paz. Essa palavra define tudo aquilo de que verdadeiramente precisamos para nos livrar dos nossos problemas, sejam doenças, perturbações, crises financeiras, familiares etc. A solução que o Senhor nos dá é total e completa. Uma vez tendo-a recebido, podemos descansar, porque ninguém poderá tirar-nos essa bênção. A cura do Senhor é diferente da que o homem produz; ela não pode ser removida de nós, a menos que permitamos isso.  
Em todas as situações, desejamos que o Senhor opere em nosso favor, mas, para isso, precisamos crer. A incredulidade faz as promessas de Deus não terem nenhum efeito na vida daqueles que não creem e não assumem o que o Senhor lhes concede. Quando cremos, colocamos o poder de Deus em ação. A pessoa pode gostar do Senhor, desejar a Sua operação e, inclusive, orar, aguardando a resposta. Porém, se não depositar sua confiança no Senhor, a obra não será realizada.
Meu irmão, o plano divino para sua vida é que você abunde em esperança. Nada de Deus é dado com escassez; tudo vem de modo abundante. Mesmo com a queda do homem, o Senhor não perdeu a esperança de que você viesse a ocupar sua posição no mundo espiritual, a qual, diga-se de passagem, é grande. Você deve também ter a mesma porção. Portanto, não seja limitado em seus sonhos.
A virtude que veio sobre sua vida ao ser batizado no Espírito Santo tem o poder de fazê-lo pensar os pensamentos de Deus, os quais levarão você à plena realização em sua caminhada com Jesus pela estrada da vida. 

terça-feira, 14 de setembro de 2010

QUEM É ESTE?

"Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?" (Mc 4.41)

Qdo o mestre ordenou aos seus discípulos que se preparassem para partir, o vento começava a soprar. Entraram no barco, e Jesus lhes disse que deveriam passar para a outra banda do mar. O Senhor deitou-se em um travesseiro improvisado e dormiu. Fora um dia "puxado", de trabalho duro, e o Mestre precisava de um descanso. Nada melhor para dormir do que o embalo das ondas e o barulho ritmado da cadência dos remos cortando as águas.
Levantou-se então grande temporal de vento, e as ondas arremessavam-se contra o barco, que se enchia gradativamente de água. Os discípulos não tinham o controle da situação. Eles tentaram tirar água de dentro do barco, mas seus esforços eram em vão. Todos estavam em sérios apuros. Muitos outros barquinhos de pesca já haviam afundado naquelas águas em situações semelhantes, e eles se afligiram. Despertaram Jesus, dizendo: Salva-nos Mestre! E o Senhor repreendeu o vento, acalmou o mar de maneira tão espetacular, que os discípulos exclarmaram: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?
Parece que os discípulos estavam acostumados com os milagres de Jesus no plano humano. Contudo, qdo viram o poder de sua palavra sobre os elementos da natureza, se maravilharam: quem é este?
Às vezes, nós também nos acostumamos com Jesus e com sua palavra, e nos esquecemos de que ele é Deus. Ele é o criador do universo, e a natureza obedece à sua voz.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A MELHOR PARTE

"Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada." (Lc 10.42)

Jesus estava na casa de Marta, Maria e Lázaro, em Betânia. Ele fora convidado a se hospedar ali. Marta, a irmã mais velha, corria de um lado para o outro, procurando ajeitar tudo para Jesus. Colocava toalhas nos banheiros, estendia as colchas nas camas, acendia o fogo, preparava a comida, arrumava a casa....
Estava ficando cansada de fazer tudo sozinha, pois sua irmã não se prontificava a ajudá-la. Todas as vezes que Marta passava pela sala, dava um 'toque" em Maria, para que esta viesse ajudá-la. Maria, porém, não se movia do lugar. Estava assentada aos pés de Jesus, embebecida com as palavras dele. Então Marta resolveu apelar para o Mestre: Senhor, não te importas de que minha irã tenha deixado q eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois que venha ajudar-me (v. 40).
Ao que o Senhor lhe respondeu: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será retirada (v. 41, 42).
Marta perdia seu tempo, achando q agradava ao Senhor. Contudo estava deixando o melhor de lado. Naquele momento, o que mais importava não eram os alimentos, as mobílias ou as "coisas", e sim as palavras de Jesus para aquele lar, para aquela situação, para aquela ocasião. Isso, sim, era o mais importante no momento. Jesus estava ali aquele dia elas precisavam aproveitar o tempo ao lado dele.
A coisa mais importante da vida é estar com o Senhor. Não perca tempo: sente-se ao lado dele agora mesmo e ouça a sua voz.

domingo, 12 de setembro de 2010

DE VOLTA AO TRABALHO

"Disse-lhe o Senhor: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá.... (1Rs 19.15)

O profeta Elisas estava no auge do seu ministério qdo sentiu vontade de fugir. Ele literalmente "chutou o balde". Aos profetas, seus discipulos que o seguiam, disse-lhes que não atravessassem o Jordão. Não deviam segui-lo, pois estava "desertando". Queria a morte. A depressão tomara conta do coração. Não podia acreditar q Deus via tudo e não fazia nada por ele. Então "entregou os pontos". Era o fim para ele.
No exército do Senhor, porém, não há desertores. Não há perdedores. E, além dos mais, o Senhor via tudo, sabia da intimidação do nimigo na mente de seu profeta. E, até permitiu q ele fosse para o deserto, onde, sozinho, ouviria a voz de Deus. Sim, na solidão do deserto podemos ouvir melhor o Senhor.
E de dentro da caverna onde se abrigara, ele ouviu o Senhor a chamá-lo. O que fazes aí Elias?  Então ele disse a Deus q estava sozinho, q havia cumprido a sua parte, mas agora estava só, e queriam matá-lo. Contudo, o Senhor lhe mostrou q não era hora de parar. Havia muito ainda a conquistar. Ele ainda tinha importantíssima tarefa de falar ao futuro rei de Israel, e ao da Síria e precisava preparar um jovem profeta para substituí-lo.
E o Senhor lhe disse:
"Volta, Elisas. Volta pelo caminho do deserto, por onde vieste, e ...."
Hoje o Senhor também diz a vc:
"Volte, meu filho. Pelo caminho do deserto. Há muito ainda que fazer,. O deserto não é o seu lugsar. Saia já da depressão, volte!"

sábado, 11 de setembro de 2010

TENHA ÂNIMO

"Neste mundo vcs terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo (Jo 16.33b)

Às vezes parece mais difícil viver - há dias em que falta motivação até para sair da cama. Começamos a pensar em várias possibilidades: trabalhar, passear, comprar, caminhar, conversar e estudar. Mas não temos ânimo para fazer nada. Davi passou por uma situação parecida. Estava desanimado porque se sentia culpado e também por ter inúmeros problemas.
Diante disso, ele pede a Deus que não negue a sua misericórdia, seu auxílio e perdão - este capaz de retirar o sentimeto de dor e culpa pelo pecado que tanto atrapalha o nosso caminhar. Se um erro é a causa do abatimento, arrepender-se é o caminho mais rápido para alcançar o bom ânimo. Quem tem os pecados perdoados receber a alegria de poder continuar a caminhada de cabeça erguida e como  o coração alegre. Davi também usa em Deus a força para enfrentar seus muitos problemas. Ele acredita que o amor de Deus é verdadeiro, não uma promessa vazia. Este amor de Deus é capaz de trazer a proteção suficente para seus filhos. Os nossos problemas podem ser maiores que as nossas forças, mas nunca serão maiores que a solução de Deus para eles. O Senhor se agrada em nos libertar e se apressa em nos ajudar - basta pedir.
É possível recobrar o ânimo por meio da confiança em Deus. Ele fará parte da nossa vida qdo lemos na bíblia várias histórias que demosntram  o poder do Senhor e acreditamos também sermos vitoriosos se buscarmos a Deus. Pode se difícl vencer os problemas, mas o pp Jesus passou por diversas aflições e a todas venceu. A Bíblia diz: "Pensem bem naquele que suportou (grande) oposição dos pecadores contra si mesmo para q vcs não se cansem nem desanimem" (Hb 12.3). Ele avisou que teríamos aflições, mas sua vitória nos faria seguir em frente. Então, qdo estiver desanimado, clame pelo socorro do Senhor.

A presença de Deus é ânimo constante; sua graça é eterna consolação.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O RETORNO

"Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito." (Êx 3.10)

Na Bíblia, a história se repete com exatidão incrível em cada personagem e em sua trajetória.
O primeiro homem, Adão, pecou, mesmo estando num lindo jardim do Éden - que o Senhor plantar para ele. E Adão foi lançado na terra dura e seca, quase um deserto, após a bonança do "paraíso".
Moisés também foi mandado ao deserto. Após 40 anos de "mordomias" no palácio do Faraó, sabendo que havia uma missão que lhe fora secretamente confiada, ele tentou, com as próprias forças, fazer um levante para despertar o povo e tirá-lo do Egito. Mas Moisés fracassou. Deus não iria libertar o seu povo de qq maniera. E Moisés, ao matar o egípcio e enterrar o corpo na areia, pensava que seria proclamado lider e juiz dos hebreus. ?Contudo aconteceu o contrário. Ele teve de fugir para salvar a pp vida. E o que o esperava? O deserto, naturalmente.
Depois do pecado, vem sempre o deserto. Este é um período do de reflexão para buscar de novo a comnhão com o Pai no "Paraíso".
E mais 40 anos se passaram para Moisés. Ele morreria no deserto? Não; o deserto é apenas um tempo de preparo e de trabalho de Deus no coração humano. Nós não fomos feitos para o deserto, e sim criados para o Éden. E é isso que Jesus veio nos dar: o retorno ao paraíso, à casa do Pai. Moisés saiu do deserto como vencedor.
Jesus começou seu ministério no deserto (deserto da tentação), a fim de nos conduzir para o jardim do túmulo, de onde ressurgiu.
Jesus que conduzi-lo desse "deserto" onde vc está, para  o Jardim da comunhão. Vc quer vir? 

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

SEM SAÍDA

"ENTÃO, NA SUA ANGÚSTIA, CLAMARAM AO sENHOR, ELE OS LIVROU DAS SUAS TRIBULAÇÕES." (Sl 107.6)

EXISTEM ALGUMAS VIAS NAS CIDADES QUWE TRAZEM UMA PLACA LOGO NO SE INÍCIO: "rua se saída" ou "Beco sem saída". Isso significa que aquela via NÃO DESEMBOCA EM OUTRA, A FIM DE ESCOAR O TRÂNSITO DE CARROS OU PASSAGEM DE PEDESTRES. NA VERDADE, HÁ SAÍDA SIM. A SAÍDA É A ENTRADA; É ÓBVIO.
EM CIRCUNSTÂNCIAS ESPECIAIS DA VIDA, MUITAS VEZES AS PESSOAS DIZEM:
"NÃO HÁ SAÍDA PARA VC".
E O INIMIGO APROVEITA PARA LEVAR AQUELE CORAÇÃO AFLITO AO DESESPERO E A ANGÚSTIAS TAIS QUE CHEGA A PENSAR EM AUTO-EXTERMÍIO. MAS ISSO É MENTIRA! HÁ SEMPRE SAIDA PARA O HOMEM, EM QQ SITUAÇÃO. QDO EXISTEM PAREDES À SUA FRENTE, OBSTÁCULOS À VOLTA E IMPEDIMENTOS ATRÁS, É TEMPO DE OLHAR PARA CIMA. O SENHOR ESTÁ ESPERANDO Q VC FAÇA ISSO.
O BELÍSSIMO SALMO 107 NOS APRESENTA MUITAS SITUAÇÕES DE ANGÚSTIA, AFLIÇÕES E "BECOS SEM SAÍDA", MAS MOSTRA TAMBÉM A RESPOSTA DO SENHOR QDO CLARAMARAM A ELE.
DEUS SEMPRE LIVRA O AFLITO E NECESSITADO. ELE TEM PRAZER EM AJUDAR E A ERGUER TODO AQUELE QUE O BUSCA DE VERDADE. EXPERIMENTE CLAMAR AGORA!!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O MAIS MANSO DA TERRA

"Era  o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra." (Nm 12.3)

Qdo guiava o povo pelo deserto, Moisés passou por momentos mui difíceis. Contudo, se o problema era insolúvel aos olhos humanos , ele sempre podia contar com Deus, operando sinais e prodígios à vista de todos. Foi assim qdo faltou água no acampamento. O Senhor mandou que Moisés ferisse a rocha com a vara. Qto à alimentação, Deus enviava diariamente o Maná, que caía com o orvalho da noite; e saciou  o povo por quarenta anos. Os inimigos eram derrotados. O veneno das serpentes abrasadoras do deserto era impotente e inócuo para os hebreus que olhavam para a serpente de metal levantada o meio do arraial de Deus.
Entretanto, Moisés enfrentava as maiores dificuldades nas questões de relacionamento e liderança. Miriã e Araão, seus dois irmãos, que eram seu "braço direito" naquela grande jornada, também se voltaram contra ele. Falara contra Moises por causa da mulher cuxita que tomara por esposa. Rejeitaram a sua liderança por puro racismo e incompreensão. (A nova esposa de Moisés tinha pele escura).
A indiganção aumentava entre seus irmãos e se propagava no meio do povo. Então o pp Deus veio julgar aquela situação. Miriã ficou leprosa, sendo curada uma semana depois após oração de Moisés. Isso era para que todos aprendessem a respeitar as escolhas do Senhor e o seu modo de agir.
Deus lida com cada um individualmente. E cada um dará conta de si mesmo a Deus, diz a palavra (Rm 14.12). Portanto, aprendamos com Moisés a sermos mansos de coração. Vamos deixar Deus cuidar de nossa vida.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A BÍBLIA É A RESPOSTA

2 Cr 17,1-13

"Eles percorreram todas as cidades do reio de Judá, levando consigo o Livro da Lei do Senhor e ensinando o povo (2Cr 17-9)

Poucos reis de Judá realizaram um bom reinado. Dentre eles, mesmo que não perfeito, podemos destacar Josafá. Em meio às turbulências sociais de sua época, ele reinou com tranquilidade. Na maior parte dos 25 anos de reinado, além de paz com as nações vizinhas, Judá gozou de paz interna, certamente impuslsionada pelo pela adminsitração da justiça levada a efeito por juízes honestos estabelecidos pelo rei (2Cr 19-4-10). Esse evidente sucesso leva à pergunta: Qual a razão de tanto êxito? E a resposta está no versículo chave de hoje: Josafá ensinou o livro da Lei do Senhor a seu povo. Pode-se dizer que este rei foi o criador da escola bíblica itinerante que, liderada por pessoas capazes, levava o ensino da palavra de Deus de cidade em cidade (2Cr 17-7). Naquela época ainda não exitia a biblia como a conhecemos hoje, com todos os seus livros. Muitos seriam escritos depois de Josafá, mas aqueles que estavam escritos já era considerados Palavra de Deus. Provalvelemente ele tinha em mãos os 5 primeiros livros da Bíblia atual, mas eles já foram suficentes para a transformação radical do país. Será que hoje não podem fazer o mesmo em nossa nação e também em outras? Com certeza podem!
Diante das graves crises mundiais, das injustiças sociais sem fim e de tantas outras dificuldades que enfrentamos, a resposta continua sendo a mesma que Josafá encontrou. Assim, se quisermos um país e um mundo melhor, devemos lembrar que a repsota para os desafios desta época continua sendo a Lei do Senhor. Faça a sua parte: estude, viva, ensine e promova as lições da Palavra de Deus, pois ela é a reposta para as inquietações desta e de qualquer outra geração.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

GUIA-ME SENHOR!

...porém o Espírito do Senhor de tal maneira se apossou dele, que as cordas que tinha nos braços se tornaram como fios de linho queimado... (Jz 15-14)

Sansão era o campeão de Deus. O Senhor o havia separado desde o nascimento para uma grande obra em Israel. A missão dele era lutar contra os filisteus e remover o jugo da nação israelita. Qdo Sansão estava habitando junto a Leí, seus patrícios vieram amarrá-lo para conduzi-lo aos inimigos. Ele se deixou prender. Qdo o viram assim amamarrado e "impotente", os filisteus jubilaram e foram levando seu "troféu". Mas Sansão, com a força do Espírito de Deus, arrebentou as cordas e tomou o que tinha às mãos: uma queixada fresca de jumento. E, com ela, feriu mil filisteus.
Qtas vezes nos encontramos em igual situação, sentindo-nos "impotentes", e por vezes traídos. Às vezes, temos a impressão de que o inimigo está triunfando sobre nós. É hora de clamar ao Senhor para que ele nos guie na escolha do caminho a seguir. Que nos dê o seu Espírito Santo nas estratégias para derrotar o Maligno. E, sabemos que o Senhor nos responde e nos orienta. Ele sabe o que deve ser feito; sempre.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O SENHOR É COM ELE

..."Conheço um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é forte e valente, homem de guerra, sisudo em palavras e de boa aparência; e o Senhor é com ele. (1Sm 16.18)

A impressão que Samuel tivera de Davi, o filho de Jessé, foi apenas de que era um jovem ruivo, de belos olhos e boa aprência. E com um shofar - um chifre de carneiro - cheio de óleo, Samuel o ungiu como o novo rei de Israel. Davi então cheio do Espírito Santo, e a graça de Deus começou a extravasar de seus lábios em suaves e ungidas canções.
O rei Saul desobedecera ao Senhor, e passou a sofrer ataques de ira e era atormentado por espíritos malignos. Um dos seus servos  aconselhou a buscar um arpista para tocar perante ele e trazer paz ao seu coração conturbado nos momentos de crise. Todos sabiam que, ao som da harpa, muitos profetas era cheios do Espíruto Santo e falavam no nome do Senhor. E mandaram buscar Davi.
A recomendação que tinha dele é que sabia tocar bem. Davi também era forte e valente; homem de guerra, de boas palavras e boa aparência. Ele reunia qualidades importantes para estar ao lado do rei, no palácio. E o Senhor é com ele, diziam a respeito dele. Esse era o aspecto mais valioso da vida do jovem pastor de ovelhas. Se o Senhor era com Davi, isso indicava uma vida de vitória.
Se o Senhor está conosco, saltamos muralhas, fechamos a boca dos leões, enfrentando a fúria do fogo, passamos pelas muitas águas que não nos pode submergir, pisamos exércitos inimigos e somos mais que vencedores. A unção do Espírito Santo está também à sua disposição. Tome posse dela e veja o que Deus quer fazer através do seu viver.