"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (Sl 127.1)
A arqueologia tem descoberto segredos milenares das culturas do Oriente próximo, Egito e da Mesopotâmia. Escavações nos tells - pequenos montes onde estão cidades soterradas - revelam os mistérios de civilizações já desaparecidas. E entre as cidades dos rios Tigre e Eufrates, eles têm enconrado pequenos prismas ou cilindros, de cerâmicas ou granito, enterradas junto com a pedra fundamental dos edifícios. Nesses objetos, há relatórios escritos em sinais cuneiformes com dados referentes à construção daquele lugar. Esses dados são enriquecedores pelos seus detalhes culturais e arquitetônicos. E, dessa forma, pode-se conhecer sobre aquela civilização, seus costumes, suas edificações e as lições que deixaram para a posteridade.
A nossa vida também é comparada a uma construção. Assim como um bonita casa teve uma linda planta desenhada por um hábil arquiteto, também uma vida bonita seguiu um plano traçado. Há uma planta para o viver desenhada nas páginas da Bíblia Sagrada. O Senhor nos mostra como devemos andar, agir, sonhar, fazer.
Nos alicerces da vida cristã de comunhão verdadeira com Deus há por certo uma linha "planta arquitetônica" escondida. Existe um projeto traçado e seguido fielmente em cada passo. O salmista nos ensina o segredo para não errarmos na construção da nossa vida: Guardo no coração as tuas palavras; para não pecar contra ti. (Sl 119.11)
A qual arquiteto vc tem confiado a construção de sua vida? Como é o interior da sua casa?