quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O MAIS MANSO DA TERRA

"Era  o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra." (Nm 12.3)

Qdo guiava o povo pelo deserto, Moisés passou por momentos mui difíceis. Contudo, se o problema era insolúvel aos olhos humanos , ele sempre podia contar com Deus, operando sinais e prodígios à vista de todos. Foi assim qdo faltou água no acampamento. O Senhor mandou que Moisés ferisse a rocha com a vara. Qto à alimentação, Deus enviava diariamente o Maná, que caía com o orvalho da noite; e saciou  o povo por quarenta anos. Os inimigos eram derrotados. O veneno das serpentes abrasadoras do deserto era impotente e inócuo para os hebreus que olhavam para a serpente de metal levantada o meio do arraial de Deus.
Entretanto, Moisés enfrentava as maiores dificuldades nas questões de relacionamento e liderança. Miriã e Araão, seus dois irmãos, que eram seu "braço direito" naquela grande jornada, também se voltaram contra ele. Falara contra Moises por causa da mulher cuxita que tomara por esposa. Rejeitaram a sua liderança por puro racismo e incompreensão. (A nova esposa de Moisés tinha pele escura).
A indiganção aumentava entre seus irmãos e se propagava no meio do povo. Então o pp Deus veio julgar aquela situação. Miriã ficou leprosa, sendo curada uma semana depois após oração de Moisés. Isso era para que todos aprendessem a respeitar as escolhas do Senhor e o seu modo de agir.
Deus lida com cada um individualmente. E cada um dará conta de si mesmo a Deus, diz a palavra (Rm 14.12). Portanto, aprendamos com Moisés a sermos mansos de coração. Vamos deixar Deus cuidar de nossa vida.