quarta-feira, 25 de maio de 2011

Vencendo a Guerra

1 Samuel 14: 1, 4-15 e 20

Israel estava numa situação extremamente difícil, no capítulo anterior fala sobre a desvantagem militar do exército de Israel, no versículo 22 relata que somente o rei Saul e seu filho Jônatas possuíam espada e lança.
Vamos tentar visualizar a cena, o exército de Israel com 600 homens, sem espadas e lanças lutando contra o exército filisteu com número superior de homens, armas e ocupando uma posição militar estratégica. Todas as circunstâncias levaram o exército hebreu a temer, a se esconder em buracos e cavernas, o medo dos soldados chegaram a tal ponto que foram motivo de zombaria.
O povo estava abalado moralmente, desmotivados, com medo e perderam a fé na intervenção de Deus. Entretanto, quando tudo parecia perdido, um homem levantou-se para ser exemplo e mostrar que Deus estava na frente do povo. O povo necessitava de que alguém se levantasse para mostrar que é possível. E hoje, as pessoas estão necessitando de alguém que se levante e mostre que é possível.
Vá além das circunstâncias
Os servos de Deus devem ver além dos obstáculos, assim como inúmeras dificuldades surgiram para impedir que Jônatas avançasse, surgirão em sua vida. Nessa hora, seremos provados e se a nossa confiança estiver no Senhor conseguiremos vencer qualquer obstáculo que se levante para tentar nos impedir.
Deus já preparou o seu exército para que vá a nossa frente. Jônatas não colocou os filisteu para correr pela sua força, mas pela intervenção divina. Tem um episódio bíblico que o Senhor revela esse exército celestial (II Reis 6: 15-17) que Ele move quando um de seus servos clamam pela salvação.
A guerra psicológica sempre foi empregada com a finalidade de tentar desmoralizar a nação ou os exércitos inimigos, a fim de acelerar o seu desmoronamento (II Cr. 32: 18). Contudo, temos um vantagem que eles não possuem, o Senhor dos exércitos.
Ter coragem e fé
As únicas coisas que o Senhor pede para seus servos é que sejam fortes e corajosos (Josué 1: 6-7), pois essas características serão necessárias para conduzir o povo, já que eles precisam de um líder exemplar para seguir. Muitos no início dirão que você é louco ou suicida, mas quando virem o resultado não temerão e te seguirão.
Os maiores nomes na história foram chamados de loucos, pois divergiam do pensamento dominante e agiram diferente da massa. Muitos no início oferecerão resistência, entretanto, depois do resultado, os opositores tornar-se-ão discípulos.
Mas antes do resultado, enfrentaremos oposição dentre o nosso povo (incredulidade e medo), depois surgiram as circunstância contrárias e por último a reação do inimigo, por isso, vc deve ser forte e corajoso para não retroceder.
Nunca pense que você está sozinho, a mão de Deus está sobre a sua vida. O Senhor, após exigir essas características de Josué declarou: Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei (Josué 1: 5).
Sempre que Josué necessitava da intervenção divina, o Senhor estava presente, em Josué 10: 12-14 fala que Deus parou o sol e a lua para que o exército de Israel vencesse a guerra, pois ouviu o clamor de um homem. E encerra dizendo que: "sem dúvida o Senhor lutava por Israel."
Deve agir
A guerra não é vencida por cortesia ou educação, mas pela coragem. Jônatas não pediu para que o exército filisteu se retirasse de suas terras, mas ele partiu para batalha com o Senhor dos exércitos.
Chegou o tempo de agir, sair da caverna e partir para a batalha. Se Deus já lhe deu as estratégias não duvide, mas coloque em prática todos planos que o Senhor te revelou. Veja que o exército de Israel estava escondido, mas quando viram o exército filisteu fugindo tomaram coragem e foram para a guerra.
Seja esse homem que conduzirá as pessoas até o Senhor, entretanto não duvide nem por um momento, não deixe que as circunstâncias contrárias te desanime, isso é uma guerra. Jônatas no versículo 6-b demonstrou a confiança que ele tinha em Deus: "pois nada pode impedir o Senhor de salvar, seja com muitos ou com poucos."
Se a situação for impossível para você, glorifique a Deus e espere a ajuda, pois o que é impossível para os homens é possível para Deus (Mt. 19:26). Coloque a sua fé em ação, aja como já tivesse conquistado a bênção e Deus chamará a existência coisas que não existem, como se existissem (Rm 4:17).