Os israelitas tinham sofrido sete anos de opressão. Todos os anos, os midianitas, os amalequitas e os povos do Oriente invadiam seu território com um grande exército e destruíam suas searas e seu gado. O povo escolhido de Deus, sofrendo por causa de seu próprio pecado, buscava refúgio em cavernas e escondia do inimigo alimento apenas para sobreviver. "Assim, Israel ficou muito debilitado com a presença dos midianitas" (Juízes 6:6).
Deus ouviu o choro arrependido de seu povo, e resolveu salvá-lo de um modo incomum. Ele começou com um homem tímido chamado Gideão, que vinha de uma família pobre e insignificante da tribo de Manassés. Primeiro, Deus converteu Gideão, dando prova clara de sua autoridade e poder divinos. Em seguida, Gideão teve que destruir os ídolos de seu próprio pai, assim tirando a influência do pecado de sua própria família. Então, ele chamou soldados de quatro tribos de Israel para lutar contra o formidável exército dos invasores. Ele reuniu 32.000 soldados para tentar derrotar 135.000 soldados inimigos. Ao entrentar uma situação em que havia quatro soldados do inimigo para cada um deles, eles se prepararam para a batalha.
Deus disse que havia soldados demais no exército israelita, assim os que estavam amedrontados foram para casa. Dez mil permaneceram. Com mais de 13 soldados inimigos para cada guerreiro israelita, Deus disse que ainda eram demais! Ele deu ordem a Gideão para dispensar 9.700 dos soldados que restaram. Agora a diferença era mais amedrontadora: 450 a 1. Talvez você já conheça o resto da história. Deus transformou um comandante tímido e seu pequeno exército de 300 em grandes vitoriosos.
Ás vezes estamos diante de um propósito que aos olhos naturais parece impossível de se alcançar. Mas Deus que foi com Gideão certamente será comigo, porque do mesmo jeito que amou Gideão ele me ama e sua fidelidade é para sempre. A sua palavra diz que Deus não faz acepção de pessoas.
Tô indo pra essa conquista eu e vc Senhor, tão somente eu e vc. Me capacita e que eu volte de Campo Grande com a vitória!!
Me surpreenda Senhor!!! Que nestas provas que ocorrerão entre os dias 04/07 a 08/07 eu possa ver o teu agir sobrenatural, derramando sobre mim uma porção sacudida e transbordante da tua sabedoria.
Me surpreenda Senhor!!