quarta-feira, 27 de abril de 2011

Aos que chama Ele também capacita

As pessoas a quem Deus chama são capacitadas pelo Senhor para realizarem tudo o que se devia fazer. O texto diz sobre Bezalel: “e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento em todo artifício” (v.2). Vemos que Deus chama cada um de nós para fazermos algo importante para o seu Reino, mas Ele também nos capacita para isso, através do seu Santo Espírito. Não importa se pensamos que o trabalho é difícil. Deus já tem tudo preparado. Ele nos capacita em tudo, pelo seu Espírito, e nos acompanha até a conclusão do trabalho. Assim como no tempo de Bezalel, no passado, é o Espírito Santo quem nos capacita para fazermos o que Ele nos chamou para fazer.
Em tudo o que Deus vai fazer Ele tem os seus próprios planos. Ele chama pessoas para coisas específicas, e mostra como cada trabalho deve ser feito. Foi assim com Moisés, a quem o Senhor advertiu que fizesse tudo “conforme o modelo que lhe havia mostrado no monte” (Êx 25.40 e 26.30). Se nos agradarmos do Senhor Ele também cumprirá os desejos de nosso coração (Sl 37.4).
Deus continua chamando e capacitando pessoas específicas para coisas importantes. Nesse tempo da igreja Jesus lançou a grande comissão, que é “ir e fazer discípulos de todas as nações”. Esse é o chamado de Jesus aos seus discípulos. E nós devemos trabalhar no modelo que Jesus utilizou, formando equipes de doze. E o Senhor não nos deixou órfãos, mas enviou o seu Santo Espírito para “nos ensinar todas as coisas”; para “nos lembrar de tudo o que Ele havia ensinado” e para nos encher de sabedoria, poder e habilidade para realizarmos toda essa grande obra, até os confins da terra. Deus não chama os que se acham mais capazes, mas capacita os chamados. Devemos depender totalmente do Espírito Santo para realizarmos qualquer coisa ou obra, mas principalmente a obra do Senhor nesse tempo, fazer discípulos, para a sua glória.