terça-feira, 4 de janeiro de 2011

PREPARAR, APONTAR, FOGO

“Josué disse ao povo: —Purifiquem-se porque amanhã o
SENHOR fará grandes coisas entre vocês”.
 (Josué 3:5)



“Preparar! Apontar! Fogo!” Estas palavras da nossa infância são muito importantes para nós hoje na procura de fazer a vontade de Deus. Deus quer que estejamos preparados. Mas toda a preparação pessoal no mundo não vai fazer nenhuma diferença se nós não nos dedicarmos e nos consagrarmos primeiro ao que fazemos para glorificar a Deus. Quais são seus planos para este ano novo? Quais seus planos para amanhã? E para hoje? Antes de “Preparar” e “Atirar”, vamos nos aprontar, nos dedicando ao Senhor e ao Seu serviço!
Na Bíblia, um bom exemplo de aprendiz é Josué. Nós lembramos de Josué porque ele marchou ao redor do muro de Jericó. E também teve algumas responsabilidades importantes como espião (Números 13:16) e como guerreiro (Êxodo 17:10). Porém, muitas vezes ele estava na sombra de alguém: Moisés. Por 40 anos Josué serviu como assistente de Moisés, como auxiliar e aprendiz (Êxodo 24:13). Deus toma o seu devido tempo para preparar-nos para o serviço. Algumas vezes este período de espera é tão valioso quanto o aprendizado de todas as estratégias necessárias e objetivos. Josué observou a fé que Moisés tinha em Deus. Ele aprendeu o que significava ser humilde (Números 12:3), como receber instruções (Êxodo 17:10) e como ser um verdadeiro servo de Deus (Josué 1:1; 24:29). Até mesmo uma exibição do temperamento de Moisés (Números 20:7-12) foi uma oportunidade para observar e aprender. Ao passar tempo com Moisés, Josué aprendeu coisas que não se podia aprender em livros. Chegaria o tempo em que o próprio Josué estaria na liderança. E, quando chegou a hora, Josué foi capaz de confiar na promessa que Deus lhe fizera: "Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei" (Josué 1:5).
Ore ao Senhor dizendo Pai da Misericórdia, reconheço que meus planos e meus caminhos não são necessariamente seus. Ajude-me a me dedicar à leitura das Escrituras e ficar atento para saber qual a Sua vontade na minha vida. Quero lhe honrar em tudo que faço e dedicar todos os meus esforços e a minha vida à sua glória, honra e louvor. No nome de Jesus, meu Salvador e Senhor, eu oro. Amém.