terça-feira, 10 de maio de 2011

O poder transformador da Nova Aliança

Hebreus 8.8-13

Depois de muitos séculos sob o regime da Lei, Deus prometeu que faria uma Nova Aliança com a casa de Israel, que abençoaria também todas as nações.
Essa Nova Aliança foi profetizada por Jeremias, porque Israel anulou a primeira aliança, sobrevindo, por isso, o cativeiro da Babilônia (Jr 31.31-34).
A ruína e o cativeiro denunciavam o fracasso da antiga aliança.
Como sabemos, a antiga aliança foi feita com base em sangue de animais, e onde os mandamentos foram escritos em taboas de pedras, os dez mandamentos.
Então Deus anunciou a Nova Aliança, diferente, melhor e superior à antiga Lei.
Essa Nova Aliança foi realizada por Jesus Cristo, no seu próprio sangue.
Ela geraria uma mudança interior; mudança de caráter e de destino.
Uma nova vida, onde a Palavra de Deus seria escrita nas mentes e nos corações.
Vejamos o poder transformador desta Nova Aliança.
Somos feitos filhos de Deus
O apóstolo João, em seu evangelho, mostra o poder da nova aliança.
É que todos os que recebem a Jesus são feitos filhos de Deus; é o novo nascimento, através da Palavra e do Espírito Santo (Jo 1.11-13).
Também a escritura diz que somos filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo. E se somos filhos, somos também descendência de Abraão e também herdeiros de Deus conforme a promessa (Gl 3.26 e 29). Isso é incomparável e maravilhoso!
Filhos por adoção
Essa filiação é por adoção, uma espécie de enxertia, como escreveu Paulo aos Romanos. Somos enxertados na verdadeira videira.
Mas alguém diz: “Mas como? Você não parece nada com Jesus”. É isso mesmo.
No início o filho adotivo é diferente e não se parece com o pai.
Mas com o tempo, ao praticar a Palavra de Deus, vai ficando parecido.
E essa aparência é estabelecida internamente, no caráter.
Por isso Jeremias disse: nas suas mentes imprimirei as minhas leis; também nos seus corações as inscreverei; eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus.
Somos “desarraigados” deste mundo perverso, através de Jesus Cristo (Gl 1.4), isto é, arrancados com raiz e tudo e plantados no Reino de Deus. Fomos salvos para brilhar!
Por isso Isaías exorta: “Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz e a glória do Senhor nasce sobre ti” (60.1-2). Assim, pelo Espírito Santo, clamamos: Aba, Pai! (Gl 4.4-6).
A filiação por adoção é irreversível
Até no nosso direito civil a adoção de filho ou de filha é irreversível, isto é, não pode ser anulada, ainda que o pai biológico venha a pleitear a anulação.
Da mesma sorte – e muito mais – ocorre com a nossa filiação espiritual, pela fé em Jesus Cristo, pois é uma aliança eterna. É a Nova Aliança no sangue de Jesus uma vez para sempre!
Assim, somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo.
Deus está disposto a te receber como filho, através da fé em Jesus Cristo. Desde que Jesus estabeleceu a Nova Aliança no seu sangue, os que se aproximam de Cristo com sincero coração são transformados em novas criaturas; então ocorre um novo nascimento; surge uma nova filiação, que, pelo Espírito Santo, clama: Aba, Pai! (Pai, paizinho!).
E o mesmo Deus passa a proteger, abençoar e cuidar de você, porque Ele te recebe como um filho; filho por adoção, através de seu Filho Jesus Cristo.
E então, será que você também está disposto a crer nesta Nova Aliança?
Será que você está disposto a entregar seu coração e ser transformado por Jesus?