"Intruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho." (Sl 32.8)
Conta-se de uma pequena cidade do litoral italiano, onde havia muito perigo para os navios atracarem. Fizeram uma estratégia especial para iluminar o litoral e guiar os tripulantes. Os recifes, com grandes pedras, eram numorosos, e o caminho para atracar era perigoso. Foram colocados três grandes postes como estacas de referência para os navios. Durante o dia era fácil vê-los de longe, por suas cores vivas. À noite, acendiam-se tochas enormes no alto de cada uma. Os marinheiros conheciam este método de aviso. Para atracar o barco sem perigo de bater nas rochas submersas, o timoneiro deveria alinhar as três estacas, e navegar nessa direção. As três estacas alinhadas deveriam parecer uma só. E nunca houve acidentes em manobras de navios na história daquela cidade.
Em nossa jornada no mar da vida, também precisamos ter a direção do nosso barco "alinhada" com essas três estacas. A primeira é a Palavra de Deus. Ela sempre nos dá o rumo certo. A segunda, o testemunho do Espírito Santo no nosso coração, a paz que sentimos qdo estamos dentro do propósito do Senhor. E a terceira nos fala a respeito das circunstâncias. Deus também move as circunstâncias para nos trazer a direção. Essas três precisam estar "alinhadas". Assim, poderemos prosseguir sem medo de errar.
Vc tem alguma dúvida hoje? Na maioria das nossas decisões, apenas a Palavra já nos traz a direção. Em ocasiões especiais, a vontade do Senhor se mostra alinhada em sua Palavra, no testemunho do Espírito e nas circunstâncias ao redor.