Josué 24.14-15
Segundo especialistas cada um de nós é o resultado de um espermatozóide que superou outros trezentos mil e fecundou o óvulo. Portanto, somos vencedores desde a concepção. Depois de conquistar cerca de 60 cidades na terra de Canaã, Josué chamou as tribos de Israel, seus anciãos, seus cabeças, juízes e oficiais e lhes falou, em nome do Senhor. Ele fez um balanço da história de Israel, de como Deus fez milagres a partir de Abraão, e levantou uma grande nação, e os advertiu a permanecer servindo ao Senhor. Josué os exortou a lançarem fora os “deuses estranhos” e servir somente ao Senhor. Somente assim eles poderiam continuar conquistando a terra prometida por Deus. Vejamos como permanecer na posição de conquistadores.
Observe que Josué, ao relembrar a história de Israel, disse que Terá, pai de Abraão, serviu a outros deuses além do rio (Rio Eufrates), isto é, antes de Deus chamar a Abraão. Ele lembrou também que os Amorreus (nome genérico das sete nações que habitavam Canaã) também serviam aos deuses estranhos. Os deuses estranhos representam a religiosidade. Os do tempo de Terá representam o passado. Os deuses dos Amorreus, o presente, pois Israel acabara de conquistar as suas terras. Mas Deus quer que o seu povo deixe toda religiosidade e volte-se para o Deus vivo e verdadeiro, pois só o Deus vivo é o futuro. Deus enviou, através do profeta Jeremias, mensagem aos israelitas cativos na Babilônia, dizendo que seus pensamentos para com eles eram de paz, para mudar a sua sorte e dar-lhes um futuro, o futuro que eles desejavam (Jr 29.11-14a). Vemos que muitos estão presos ao passado, às tristezas, aos fracassos e às adversidades que tiveram que enfrentar. Mas Deus quer que você olhe para Ele, que é o nosso futuro. Paulo disse que prosseguia para o alvo, para o prêmio da soberana vocação em Cristo Jesus. Jesus é o nosso futuro, pois somos filhos de Deus em Cristo Jesus e nele temos uma herança incorruptível (1 Pe 1.4). Somos linhagem real pelo sangue de Jesus. Deus fez de Josué e de sua geração tremendos conquistadores, e Josué queria que eles permanecessem caminhando de vitória em vitória. É isso que o Senhor quer para nós também.
Em muitas situações a maioria decide as questões. É a democracia, governo da maioria. Mas em relação a coisas espirituais a regra da maioria não vale. Josué já estava avançado na idade, mas ainda cheio da unção e do poder do Espírito Santo. Sua fé permanecia firme no Senhor. Ele sabia que jamais poderiam continuar conquistando a terra de Canaã sem a ajuda do Senhor. Não importa o que a maioria das pessoas pensam, o conselho do Senhor é mais importante! Josué queria que o seu povo continuasse servindo ao Senhor com fidelidade, por isso era necessário romper com deuses estranhos, invocados por seus pais, e os de seus contemporâneos, os amorreus, para servirem somente ao Senhor.
Depois de exortar a todo o povo, Josué se posicionou, não se importando com a maioria, porque disse: não sei quanto a vocês, qual a decisão de vocês, mas uma coisa eu sei: eu e minha casa serviremos ao Senhor! Josué comprometeu-se publicamente.
Certamente Deus já te deu muitas vitórias. Mas Ele ainda não terminou com você. Ele quer fazer com que vivamos sempre em vitória. Mas para isso é necessário renovar a aliança com o Senhor e deixar as tradições, a religiosidade, a cultura contaminada deste mundo e estar debaixo da direção do Espírito Santo e da Palavra de Deus. Não podemos viver de vitória em vitória presos ao passado ou sem compromisso com Deus. Deixa hoje mesmo toda murmuração, toda mágoa, toda queixa e incredulidade e consagra-te totalmente ao Senhor. Passa a servir a Deus com fidelidade. O nosso futuro não somente está em Jesus. O nosso futuro é Jesus! A bíblia diz que “todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor”. Josué entendeu que servir somente ao Senhor é permanecer em vitória em todas as áreas. Então o Senhor vai fazer coisas tremendas em tua vida, em tua família, em teu trabalho e em teu ministério. Deus quer seguir fazendo milagres extraordinários em tua vida.