segunda-feira, 25 de abril de 2011

O líder de Deus diante das metas

I Sm 18:24-27 "E os servos de Saul lhe anunciaram isto, dizendo: Foram tais as palavras que falou Davi. Então disse Saul: Assim direis a Davi: O rei não tem necessidade de dote, senão de cem prepúcios de filisteus, para se tomar vingança dos inimigos do rei. Porquanto Saul tentava fazer cair a Davi pela mão dos filisteus. E anunciaram os seus servos estas palavras a Davi, e este negócio pareceu bem aos olhos de Davi, de que fosse genro do rei; porém ainda os dias não se haviam cumprido. Então Davi se levantou, e partiu com os seus homens, e feriu dentre os filisteus duzentos homens, e Davi trouxe os seus prepúcios, e os entregou todos ao rei, para que fosse genro do rei; então Saul lhe deu por mulher a sua filha. E viu Saul, e notou que o SENHOR era com Davi; e Mical, filha de Saul, o amava. Então Saul temeu muito mais a Davi; e Saul foi todos os seus dias inimigo de Davi. E, saindo os príncipes dos filisteus à campanha, sucedia que Davi se conduzia com mais êxito do que todos os servos de Saul; portanto o seu nome era muito estimado."

Em vários momentos da nossa vida nos deparamos com desafios, metas, sonhos, ou seja, coisas que precisam ser realizadas, mas para que isso aconteça, você deve tomar a postura correta, muitos param, desanimam, fraquejam, dão lugar ao medo de não conseguir ou até mesmo a preguiça, tomam atitudes erradas. Neste texto da Palavra de Deus, Davi estava diante de metas; assim como também constantemente nos encontramos e qual é a sua atitude diante delas? Vejamos algumas atitudes de Davi.
O Líder de Deus é Constantemente Desafiado (vs 25). As metas nos são propostas em todas as áreas, pessoal, profissional, espiritual, familiar, etc. elas nos cercam, nos rodeiam, mas como você as encara? Será que você vê as metas como motivo de não crescer, como uma muralha intransponível? Devemos encará-las como desafio, sabendo que Deus é poderoso para nos abençoar e nos fazer vencer. Tudo depende da tua atitude.
O líder de Deus aceita os desafios (vs 26). Diz a bíblia que "Davi agradou-se de que viesse a ser genro do rei". Davi não ficou parado olhando as circunstâncias, creio que quando ele ouviu aquelas palavras, imediatamente visualizou Mical, ao seu lado e toda a festa de casamento. Ele não ficou imaginando as dificuldades que enfrentaria para conseguir os cem prepúcios de filisteus. Quando o homem é desafiado, dois quadros se pintam em sua mente: o 1º é a meta realizada, o resultado esperado; o 2º são as dificuldades que virão até que o objetivo se cumpra. O que você está vendo? Qual destes quadros está sendo pintado em sua mente?
O Líder de Deus supera as metas e o tempo ( vs 26b, 27). Quando temos a certeza de que o Senhor está conosco, então entendemos que Ele nos força e coragem para cumprir as metas e além disso também compreendemos que o tempo trabalha a nosso favor. Se você perguntar para a maioria das pessoas que não conseguem cumprir as metas: por que você não conseguiu? Qual foi o problema? Te responderão: Ah! Não deu tempo... O ministério de Jesus durou 3 anos, impactou toda a humanidade e até hoje está formando discípulos (nós)! Para o homem pode ser pouco tempo, mas é o tempo que Deus precisa. Talvez você diga que não tem tempo para cumprir as metas propostas, mas Deus quer te usar com o tempo que você tem! O Senhor quer nos ensinar a não temer diante das metas, a deixar pra trás todo argumento e depender do seu Espírito. Desta forma os outros verão que Deus está contigo (vs 28 e 30) e essa é a essência da sua obra: o Espírito Santo, sem ele não podemos lograr êxito. Jesus disse: Eu sou a videira e vós os ramos, quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto, porque sem mim, nada podeis fazer (Jo 15:5). Portanto largue todo argumento, renove sua mente e lança-te a conquista, o teu Deus está esperando tua disposição, tua decisão e o resto Ele fará !!!