“E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales; porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade” Atos 18.5-11 (Vv. 9-10).
A sabedoria de Deus diz que há tempo para tudo: há tempo de estar calado e tempo de falar. O Senhor Jesus falou ao apóstolo Paulo em visão: “não temas, mas fala, e não te cales, pois tenho muito povo nesta cidade!”. Creio que esta palavra que o Senhor disse a Paulo é instrução para todos nós, que cremos nele. Deus tem muita gente nesta cidade que ainda não ouviu a respeito de Jesus. Então, o que devemos fazer? Calar ou falar? Vejamos o que esta escritura nos ensina.
Paulo estava passando pela Europa, em sua segunda viagem missionária. Ele estava em Corinto, na Grécia. Ele havia chegado ali por uma visão do Senhor, que dizia: passa à Macedônia e ajuda-nos. Mas havia muita resistência naquele início do evangelho, como também ocorre hoje, em vários lugares. Então Paulo poderia pensar: mas Deus, por que há tanta oposição à pregação da tua palavra? Não foi o Senhor quem nos enviou? É tudo tão estranho. Será que estamos na tua direção? Sim, Paulo estava na direção de Deus, mesmo com as resistências. Por isso havia necessidade de uma palavra de ânimo. Se você também enfrenta oposições e resistências, saiba que Jesus está contigo, e não permitirá que te façam mal. As perseguições sempre aparecem quando andamos com Deus. Mas o Senhor te diz: não temas!
Vimos que muitos impedimentos se levantam para tentar barrar a pregação da mensagem. No tempo de Paulo foram perseguições de judeus e de gentios. Hoje há os argumentos científicos, que negam a verdade bíblica. Outros tentam nos intimidar, chamando-nos de ignorantes, conservadores e retrógrados. Mas tudo isso tem um só objetivo: barrar a pregação da palavra. Mas devemos entender que vivemos no tempo da proclamação do Reino. Não podemos nos calar, senão as pedras clamarão, disse Jesus. Portanto, fala e não te cales! E, por que devemos falar, e não nos calar? (1) porque esse é o tempo da proclamação das boas novas. Jesus disse: arrependei-vos e crede no evangelho (Mc 1.15); esta é a mensagem de Jesus para todos, seja quem for; (2) porque o dia do Senhor vem. Será um dia terrível. Joel profetizou: “tocai a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no monte da minha santidade; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o dia do Senhor vem, e já está perto” (Joel 2.1); (3) porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem (1Tm 2.5); só Jesus é o Caminho, e a Verdade, e a Vida (Jo 14.6); e, (4) porque também diz: como escaparemos nós, se não atentarmos para essa tão grande salvação? (Hb 2.3). Portanto, este é o tempo da graça, o tempo da evangelização mundial. Este é o tempo da grande comissão, da pregação a toda criatura, do discipulado a todas as nações. O tempo de que falou Joel, em que o Espírito Santo está sendo derramado sobre toda a carne. E a mesma palavra que Jesus falou a Paulo em Corinto, é a mesma que Ele fala a mim e a você hoje: Fala, e não te cales!. Fala, a tempo e fora de tempo! Aproveita as oportunidades! Por isso Paulo disse a Timóteo: “prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino” (2Tm 4.2). Fala a palavra com sabedoria! Sabemos que Israel não deu testemunho adequado de Deus. Agora, porém, é o tempo da igreja, o tempo sobremodo oportuno, o tempo da salvação; o tempo de falar do amor de Jesus!
O Senhor prometeu a Paulo que ninguém lhe tocaria para lhe fazer mal, porquanto ele estava fazendo a obra de Deus. Que bênção é servir a Jesus, porque Ele tem autoridade suprema. Ele falou que “ninguém” tocaria em Paulo. Portanto, se você serve a Jesus ninguém tocará a tua vida, sem a permissão de Jesus. Está escrito: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8.31). Nós devemos fazer como a mulher samaritana, que, ao conhecer Jesus, saiu pelas ruas e chamou homens e mulheres para o conhecerem também, pois sabemos que através do nosso testemunho muitas pessoas serão alcançadas. Portanto, fala e não te cales! Este é o tempo da igreja, o tempo da anunciação do Reino de Deus. O tempo do sofrimento está passando e é chegado o tempo do Reino e da Glória de Cristo. Faça como a mulher samaritana. Este é o teu tempo. Homem: faça como Paulo: não temas, mas fala e não te cales! Este também é o teu tempo.