Josué 1.1-9
Moisés foi um líder que lutou no cativeiro e no deserto. Moisés representa, nesse contexto, um tempo de transição, que deveria ser curto mas se tornou muito extenso. Moisés teve muito da presença de Deus, mas não possuiu a terra prometida. Ele lutou, foi um grande líder, mas não conquistou o prêmio. Talvez você diga que 2010 foi um ano de opressões e de desertos em sua vida. Quem sabe você tem se sentido como Moisés em Cades-Barnéia, onde eles ficaram por 28 anos, circulando uma montanha. Mas espero que hoje o Senhor esteja te dizendo que esse tempo acabou.
Josué, servo de Moisés, foi chamado para conquistar. Deus o chamou de “homem em quem há o Espírito” (Nm 27.18), e que, junto com Calebe, “perseverou em seguir ao Senhor” (Nm 32.12). Deus assim colocava em prática uma de suas estratégias preferidas: usar o fraco para envergonhar o forte; usar as coisas loucas deste mundo para confundir os sábios; e usar os que não são para envergonhar e reduzir a nada os que são. Deus disse para Josué se levantar, passar o Jordão e conquistar a terra. Josué era servo, estava preocupado, mas o Senhor estava no comando, cumprindo promessas de mais de 400 anos, prometidas ao seu povo Israel. Deus diz para você também, hoje, que aquelas promessas antigas, que ele te fez, desde o início de tua vida cristã, Ele vai cumprir agora, em 2011. Você crê? O que é necessário? Deus disse a Josué para se esforçar e ser valente; para meditar na sua Palavra de dia e de noite; para falar dela sem cessar. Queres conquistar em 2011? Eis a fórmula da conquista. Deus quer te tirar do deserto e te introduzir na terra prometida, que mana leite e mel.
O Senhor é o mesmo ontem, hoje e eternamente.
O Senhor prometeu a Josué que estaria com ele; e que todo lugar que pisasse a planta do seu pé Ele lhe daria, assim como prometera a Moisés; disse também que ninguém poderia lhe resistir todos os dias de sua vida; e, ainda, que nunca o deixaria nem o abandonaria. Será que o Senhor não promete o mesmo para mim e para você ainda hoje? Ele é o mesmo. Ele não muda jamais!
Creio que, assim como o Senhor fez com Josué, Ele também quer te tirar do deserto e te introduzir na boa terra, que mana leite e mel; quer te tirar do maná e te dar o fruto sazonado e variado que a tua alma deseja; quer te tirar do relento e te dar casas e cidades edificadas, para glorificares ao Senhor. Creio que este será um novo tempo, um novo tempo de conquistas. E, assim como o Senhor anunciou a Josué, creio que Ele o faz hoje para você e para mim. A fórmula está diante de nós. O Senhor não mudou e não muda! Recebamos o Ano Novo como uma nova e grande oportunidade para permanecermos com Jesus e para avançarmos mais ainda. Jogue para trás o deserto, as aflições, os problemas, os temores, as suas limitações, os seus pontos de desvantagem; jogue para trás, em Nome de Jesus. E diga: Prossigo para o alvo, para conquistar com o Senhor em 2011.