quinta-feira, 21 de abril de 2011

Uma mente conquistadora

Números 13.25-33

A Bíblia nos ensina que onde está o nosso tesouro, ai está também o nosso coração (Lc. 12: 34); então, uma maneira de guardar o nosso coração, é não permitir nenhuma classe de pensamentos impuros, negativos ou incorretos, pois o que nós pensamos isso somos (PV. 23: 7). Podemos entender, dessa forma, que se temos um coração puro e limpo, os propósitos e planos do Senhor inundarão o nosso coração. Lembre-se que, por trás de um pensamento existe uma personalidade que o desenvolve, logo devemos ser muito cuidadosos com o que permitimos chegar ao nosso coração através dos pensamentos.
Quando analisamos o texto de Números 13.25-33, vemos que a esperança de Israel estava posta naquelas pessoas que foram reconhecer a terra, e isso, nos dá um ensinamento muito importante. Devemos valorizar o chamado que o Senhor nos tem feito, porque se não o fizermos, os planos e os propósitos de Deus poderão não se cumprir em nossas vidas. Isso foi precisamente o que aconteceu com a grande maioria dos espias, que foram enviados a reconhecerem a terra, mas os seus olhos se detiveram nas circunstâncias e foram tirados das promessas de Deus.
Para Deus é muito importante um olhar. Isso é o que vemos quando analisamos em Gênesis 3.6 que Eva quando viu o fruto da árvore como agradável aos olhos, não se preocupou com as conseqüências de sua atitude, e nós podemos dizer que pelas conseqüências desse ato, nem tudo que é agradável aos olhos é benéfico para nós. Foi também através de um olhar para uma serpente de bronze no deserto que Deus trouxe bênção para o povo diante de uma grande mortandade. É importante que vejamos as circunstâncias, as coisas com os olhos de Deus.
O negativismo dos dez espias se espalhou pelo meio de todo o povo como uma praga, e foi por isso que a grande maioria não teve o privilégio de entrar na terra prometida. Mas em contra partida, a fé e o positivismo de Josué e Calebe alegraram tanto o coração de Deus, que receberam grandes desafios e bênçãos em suas vidas. Frente às pessoas pessimistas e negativas, deve haver gente com um espírito diferente, que estejam dispostos a fazer aquilo que Deus demande.
Vejamos alguns conselhos para se alcançar uma mente conquistadora:
Renove sua maneira de pensar. Nm. 13.32.
Quando temos uma mente cheia de idéias pré-concebidas e pensamentos negativos ou ate mesmo barreiras provocadas talvez pelos costumes, se torna muito difícil aprender de Deus e descobrir quais os Seus planos para nossas vidas. Veja que a mente dos dez espias ficou fixada nos obstáculos e não no que Deus poderia fazer naquela situação. Um conselho muito importante frente ao desconhecido é buscar a suficiente informação de Deus, antes de tomar qualquer decisão, para que não se tome decisões equivocadas.
Não aceite pensamentos de fracasso. Nm. 13.31b.
Foram os pensamentos de fracasso que inundaram o coração da maioria dos espias, e fizeram com que a "força" daquele povo que habitava aquela terra parecesse maior do que as palavras do Senhor. Mas maior é o que está em nós do que o que está no mundo.
Uma mente renovada é uma mente que não aceita o fracasso como um pensamento diante de um grande desafio, ou de uma grande conquista. Tenha em conta que estes pensamentos nos rodeiam de maneira permanente, mas nós devemos ter a autoridade suficiente para os desfazermos. Eles têm o propósito de nos destruir e tirar a nossa fé e esperança, e procuram fazer com que nós vejamos todas as circunstâncias contrárias como gigantes.
Encha sua mente com a Palavra de Deus.
Todos os dias devem-se dar prioridade aos pensamentos do Pai que estão impressos em Sua Palavra. Temos que exercitar o olhar para toda circunstância através dos olhos de Deus e não deixarmos nos intimidar pela aparência das coisas e isso vamos atingir à medida que entesouramos em nosso coração a Palavra do Senhor. E entenda que nem tudo o que está na Bíblia é somente a Palavra de Deus, então temos que, com o auxílio do Espírito Santo, aprender a discernir e assumir o que Deus tem para nós já que seus pensamentos para conosco são sempre de bem e não de mal.