"Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é de razão, porque a vossa fé cresce muitíssimo"...
Deus dá um bom começo a todos os crsitãos, igualmente , após terem nascido de novo, com a mesma medida de fé. Ele não dá a um cristão recém-nascido mais fé do que outro. Depois de nascermos de novo, porém, cabe a nós desenvolver a medida de fé que nos foi dada.
Muitas pessoas fizeram com sua fé aquilo que um homem fez com seu único talento: enterrou-o, de forma que não pôde ser usado.
Sua medida de fé pode ser aumentada; pode crescer. é a sua confiança em Deus que a faz crescer. Sua medida de fé pode ser aumentada se vc fizer duas coisas: (1) alimentá-la com a Palavra de Deus e (2) exercê-la ou seja, colocá-la em prática.
Certo centurião foi até Jesus, pedindo ajuda para seu criado que estava enfermo. Qdo Jesus afirmou; Eu irei e lhe darei saúde (Mt 8.7b), o centurião respondeu: Senhor, dize somente uma palavra, e o meu criado sarará (v. 8)
Jesus lhe disse: Vaí, e como creste te seja feito (v. 3)
Voltando-se para os Seus discipulos, disse: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé (v. 10). Logo, é possível desenvolver a fé.
Pedro caminhou por sobre o mar, em meio às ondas bravias, indo em direção ao Mestre. mas, no momneto em que a sua fé falhou, as águas o submergiram. Jesus, então, o repreendeu, dizendo: Homem de pequena fé, porque duvidaste?
Se a fé pode ser tanta (tamanha) (Mt 8.10) e também pode ser pequena, logo a fé pode ser medida!
Seguem alguns textos bíblicos que comprovam que a fé pode ser medida: a fé que cresce (2 Ts 1.3), a fé fraca (Rm 4.19), a fé forte (Rm 4.20), a fé rica (Tg 2.5), cheio de fé (At 6.5), a fé náufraga (1 Tm 1.19) e a fé que vence (1 Jo 5.4), a fé perfeita (Tg 2.22) e a fé desperta (1Tm 1.5).