Salmo 37.5
Este salmo mostra as sábias atitudes que fazem dos homens tremendos conquistadores. Fala dos homens que não decidem por si, mas que se aliam com Deus. Vemos que Deus não pede de nós o que não podemos fazer. Ele pede o mínimo. O principal é buscar ao SENHOR e confiar nele. Depois vem “o mais” de Deus. E esse “mais” envolve os desejos, os anelos e sonhos de cada um de nós.
Entregar o caminho ao SENHOR
Segundo Calvino, entregar tem o sentido de “passar, rolar ou transferir” (KJ). Transferir para o Senhor nossos anseios, preocupações, toda carga emocional e psicológica, a fim de que Ele supra nossas necessidades. É também o sentido de “revelar”. Entregar o caminho ao Senhor é revelar. Revelar apresentando as necessidades e sonhos através da oração, com humildade. A humildade é a terceira bem-aventurança pois também a Palavra diz que não devemos nos vingar a nós mesmos, mas dar lugar à ira de Deus (Rm 12.19). Como é que os enamorados entregam seu coração um ao outro? Revelando. Fale para Deus tudo o que está em seu coração, como quem conversa com um amigo. Conte tudo. Revele tudo. O autor do salmo era um homem de oração e teve essa experiência com Deus. O “caminho” representa nossos anseios, temores, desejos, aspirações e sonhos. Assim, para entregar o primeiro passo é revelar tudo ao SENHOR, detalhadamente. Dia após dia ir ao SENHOR. Entrega o teu caminho pois é Ele quem governa tudo.
Confiar nele
Confiança é a qualidade da relação e da intimidade com alguém. Se houver intimidade, haverá confiança. Deus quer que tenhamos intimidade com o seu Espírito. A Bíblia fala de um rei que confiou muito no SENHOR, e reinou por 41 anos. A Palavra diz que “o coração de Asa foi, todos os dias, totalmente do SENHOR” (1 Rs15.14). É o Espírito Santo quem nos ajuda, orienta e dá poder. Não somos nada sem a ajuda do Espírito Santo de Deus. Para confiar em Deus precisamos conhecê-lo, através de sua Palavra. O salmista declarou que a Palavra do SENHOR foi quem o livrou da angústia (119.92). Através das escrituras entendemos que o homem é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva; seca-se a erva e cai a sua flor, mas a Palavra de nosso Deus permanece eternamente (Is 40.6-8). Assim também está escrito: “maldito o homem que confia no homem; faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR. Mas bendito é o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR” (Jr 17.5-8).
E receber o mais que Ele fará
Compartilhar o seu coração e confiar na Palavra desperta o interesse de Deus. O grande interesse de Deus é cumprir os desejos do nosso coração, mas primeiro Ele nos prova, par saber se queremos ou não andar com Ele e se confiamos na sua Palavra. E, uma vez aprovados, Deus nos faz prosperar em todas as coisas, pois Ele nos recebe como filhos. A Bíblia diz que “o SENHOR era com José, que veio a ser homem próspero;” (Gn 39.2a). José prosperava em tudo o que ele fazia. Assim sabemos que José tinha intimidade com o SENHOR e confiava nele de todo o seu coração, sem vacilar.
Esse versículo é daqueles que resumem toda a bíblia. E por ele entendemos que o propósito de Deus é a felicidade dos que o buscam. Podemos concluir também que “o mais de Deus” alcança todos os nossos sonhos. Davi valorizava mais a lei de Deus do que milhares de ouro ou de prata (119.72). Por isso ele declarou: “Eu te amo, ó SENHOR, força minha. O SENHOR é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte” (Sl 18.1-2). O dinheiro e os bens materiais não podem ser nada disso. Esse verso 5 do salmo 37 é uma proposta de aliança. É um pacto de vitórias com Deus. Com essa aliança com Deus recebemos todas as bênçãos e realizamos sonhos. Por isso Davi também fez declarações tão fortes sobre o SENHOR. Queres realmente realizar grandes coisas? Então firma a tua aliança com o SENHOR. O seu nome é Jesus Cristo.