terça-feira, 24 de maio de 2011

Os chamados de Deus

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mt 11.28).

Nesse texto, anotado por Mateus, observamos que Jesus nos chama. Ele nos chama não para nos mandar fazer coisas feias ou erradas ou para nos enganar. Não. Jesus nos chama para o caminho mais elevado, honrado e compensador, isto é, Ele nos chama para nos abençoar. Alguns estão confusos, e não sabem o sentido da vida, de onde vieram, ou para onde vão. Outros se acham indignos, e perguntam: Será que Jesus está chamando a mim também? Eu tenho feito tantas coisas erradas... Mas foi o próprio Senhor Jesus que disse: “eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento” (Lc 5.32). Jesus veio chamar a todos para uma nova vida, para o sei reino, o Reino de Deus. Aqui Ele nos chama para si, para nos aliviar e mudar a nossa sorte. Em muitas passagens constatamos que Jesus é o Deus que chama, hoje, com a mesma autoridade que o Pai chamava os profetas na antiguidade. O fato é que são muitos os chamados de Deus, todos maravilhosos. Vejamos alguns desses chamados.
Chamados para ser de Jesus Cristo
Rm 1.6. Esse é o chamado para ser de Cristo, para se assentar à mesa com o Senhor, para ser filho de Deus pela fé no sacrifício de Jesus. Ele não veio chamar pessoas que se acham certinhas, ou justas, mas veio chamar pecadores ao arrependimento. Ou seja, Jesus veio chamar a todos que queiram deixar o pecado e segui-lo por toda eternidade.
Chamados para ser santos
Rm 1.7 e 1 Cor 1.2. Hoje está cada vez mais claro que para vencer no mundo competitivo é preciso ter comportamento ético. Na linguagem de Deus isso se chama santidade. A santidade é o caráter de Deus. Esse é o chamado para ser separado do pecado e separado para Deus, pois Ele é santo. O pecado não é odiado apenas por Deus, mas por nós também; é tudo aquilo que nós não aceitamos para nós, tais como: a mentira, a falsidade, a traição, a corrupção, a violência etc. Ter uma vida ética ou santa é necessário, para que Deus cumpra todos os seus planos maravilhosos em nossas vidas. Para vivermos em santidade temos a orientação da palavra: “Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne” (Gl 5.16). Este é o chamado para ser livres para servir a Deus, neste tempo da graça.
Chamados para a comunhão de Jesus Cristo, nosso Senhor
1 Cor 1.9. Esse é o chamado para ter um relacionamento vivo com o Senhor; um relacionamento baseado no amor incondicional de Deus; para podermos conhecê-lo e ter intimidade com Ele. É o chamado para aprender e crescer; aprender, viver e ensinar a outros.
Chamados com um propósito
Rm 8.28 e 1 Cor 1.14. É o chamado para fazer parte de um plano grandioso preparado por Deus. O propósito de ser um instrumento poderoso nas mãos do Senhor; para aprender a sabedoria de Deus e para fazer a diferença na sua geração, pois Jesus disse: Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. Ser discípulo e embaixador do Reino de Deus é a atividade mais importante da terra, o mais significativo, porque tudo o que se faz nesta vida repercute por toda eternidade.
Chamados para a paz em um só corpo
Col 3.15. Esse é o chamado para viver um novo tempo, um tempo de paz como parte da Igreja de Cristo, que é representada como um corpo, o corpo de Cristo, espalhado por toda a terra. Agora não há mais a separação entre judeus e gentios, escravos e livres, homem e mulher, ricos e pobres, doutos e ignorantes, porque todos somos um só corpo em Cristo Jesus. Pela fé em Cristo a separação étnica foi removida e somos chamados à paz. Por isso que, na Ceia do Senhor, temos que discernir o Corpo, pois em Cristo formamos um só Corpo. Por isso a bíblia diz que os discípulos de Cristo em todo o mundo formam a Noiva do Cordeiro, e breve haverá, na glória de Deus, as Bodas do Cordeiro, a união de Cristo e de sua Igreja, formada por pessoas de todos os povos, línguas, tribos e nações, que crêem em Jesus Cristo.
Chamados para herdar a bênção
1 Pe 3.9 e Heb 9.15. Esse é o chamado não somente para ser filho de Deus, mas para receber a herança; herdar a bênção de Deus. Somos chamados para receber uma herança que Pedro chamou de incorruptível, imarcescível, que não pode murchar, preparada nos céus para todos os que crêem. Entendemos pela bíblia que Deus tem apenas uma bênção e que Ele a deu a Abraão e seus filhos para sempre. Mas, através de Jesus Cristo, seu descendente, nós podemos receber “a bênção de Abraão”, através do Espírito Santo (Gl 3.13-14). Nessa benção estão todas as dádivas de Deus.
A Bíblia diz que fomos chamados “em santa vocação”, não segundo as nossas obras, mas segundo a graça de Jesus Cristo (2 Tim 1.9). Esse é o chamado para a fé em Cristo Jesus. Muitos, porém, não aceitam o chamado do Senhor. Por isso está escrito em Provérbios: mas porque clamei e não me destes ouvidos... também eu me rirei da vossa desventura, e não responderei quando clamares por socorro... Por isso também escreveu o apóstolo: Como escaparemos nós se não atentarmos para essa tão grande salvação? Por isso devemos viver de modo digno do Senhor (Ef 4.1), prosseguindo para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fp 3.14). E, você? O que você está esperando para atender aos chamados de Deus? E, se você já é chamado, por que não está vivendo de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus? Façamos firme a nossa vocação de filhos de Deus; que é santa; que gera comunhão; que tem um propósito elevado, de salvação, paz e unidade; que enfrenta perseguições, mas conquista todas as bênçãos de Deus.