terça-feira, 14 de setembro de 2010

QUEM É ESTE?

"Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?" (Mc 4.41)

Qdo o mestre ordenou aos seus discípulos que se preparassem para partir, o vento começava a soprar. Entraram no barco, e Jesus lhes disse que deveriam passar para a outra banda do mar. O Senhor deitou-se em um travesseiro improvisado e dormiu. Fora um dia "puxado", de trabalho duro, e o Mestre precisava de um descanso. Nada melhor para dormir do que o embalo das ondas e o barulho ritmado da cadência dos remos cortando as águas.
Levantou-se então grande temporal de vento, e as ondas arremessavam-se contra o barco, que se enchia gradativamente de água. Os discípulos não tinham o controle da situação. Eles tentaram tirar água de dentro do barco, mas seus esforços eram em vão. Todos estavam em sérios apuros. Muitos outros barquinhos de pesca já haviam afundado naquelas águas em situações semelhantes, e eles se afligiram. Despertaram Jesus, dizendo: Salva-nos Mestre! E o Senhor repreendeu o vento, acalmou o mar de maneira tão espetacular, que os discípulos exclarmaram: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?
Parece que os discípulos estavam acostumados com os milagres de Jesus no plano humano. Contudo, qdo viram o poder de sua palavra sobre os elementos da natureza, se maravilharam: quem é este?
Às vezes, nós também nos acostumamos com Jesus e com sua palavra, e nos esquecemos de que ele é Deus. Ele é o criador do universo, e a natureza obedece à sua voz.