terça-feira, 11 de janeiro de 2011

AINDA POSSO ME CASAR?

"...Ainda quando eu dissesse: tenho esperança ou ainda que esta noite tivesse marido e houvesse filhos, esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? (Rt 1.12-13)

Três viúvas planejavam uma viagem internacional: Noemi, Rute e Orfa. Elas haviam experimentado a tristeza do luto, e, agora, indefesass, procuravam refazer a vida. Viajar de moabe para israel era arrriscado. Havia feras e ladrões pelo caminho. E oq ue estaria esperado por elas numa terra distante há tanto tempo deixada para trás? Apesar de amar muito a sogra Noemi, Orfa logo desiste. E, após beijá-la, retorna ao antigo lar. Mas Rute não aceita voltar para a casa do pais. E dá maior demostração de amizade verdadeira. permanece ao lado da idosa sogra e enfrenta o desafio da viagem até belém.
O que podia estar passando pelo coração de Rute? Teria ela a esperança de se casar com alguém do povo de Israel? Ela seria discriminada por ser moabita, povo de tradição imoral e pagã. mas Rute já tinha se convertido ao Deus de Abraão, o Deus de Israel. Na convivência com a família do marido, aprendera a amar e a adorar o deus verdadeiro. E agora não haveria retorno aprendera a amar e adorar o Deus verdadeiro. E deus, então há reserva uma doce surpresa. Prepara-lhe um esposo especial: Boaz. Um cavalheiro gentil para fazê-la feliz e dar-lhe filhos.
O impossível tornou-se realidade para aquela que peserverou em seguir o seu Deus. O Senhor recompensou a escolha de Rute e a sua vida singela e leal. E ela se tornou um símbolo em Israel. Símbolo do amor genuíno, da amizade sincera, do trabalho, da esperança e da confiança em Deus. Era., uma viuva, estrangeira, discriminada por seu passado, mas que soube confiar em Deus e deixá-lo realizar os seus sonhos. Isso pode acontecer com vc também!