quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A DERROTA VIRANDO VITÓRIA

"E eles sairão atrás de nós, até que os tenhamos afastado da cidade, pois dirão: Fogem diante de nós como dantes. Assim fugiremos diante deles. " (Js 8.6)

Para o povo de Israel no êxodo e na conquista da terra, a capacidade divina de transformar as coisas em volta foi sempre infinita. Transformou o mar vermelho em pista seca. O estéril deserto em oásis. O orvalho da manhã em maná. Os muros de Jericó em escombros. E agora. a derrota em vitória.
Sim, aquilo que tina sido a sua derrota em Aí será agora, da mesma forma como da vez anterior, a sua vitória. Aquilo que tinha sido motivo de vegonha para o grande líder Josué, a fuga do exército que havia sido enviado àquela cidade, será usado agora por Deus como estratégia que lhes possibilitará a vitória. A fuga se transforma em ardil para o êxito.
Este episódio nos ensina que não podemos ficar sucumbidos diante dos destroços de um fracasso ou de uma queda na vida. Temos que tirar da derrtoa, as lições para a nossa recuperação e retorno.
Se Josué e todos os demais homens de Israel ficassem apenas se lamentando "chorando o leite derramado" as vidas perdidas e a vergonha obtida, não haveria espaço para a retomada. Mas, por sobre as lições trágicas da dertota sofrida eles trabalharam a idéia da renovação, da virada. Sob a orientação do Senhor, conseguiram tranformar a derrota em vitória.
Muitas vezes sofremos decepções e frustrações em nossa caminhada terrena. Na vida profissional, na vida doméstica, na vida eclesiástica, nos abatemos com situações negativas que nos acometem, e que nos levam à tristeza e ao desânimo. Se isto estiver ocorrendo conosco, não nos deixemos vencer. Como o povo de Deus no passado, busquemos com a ajuda do Senhor entender a causa do nosso fracasso, confessemos a ele as nossas culpas e, sob a benção dele, tranformemos a derrota de hoje na vitória de amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário