segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Deus nos conduz

“Para que todos os povos da terra conheçam que a mão do SENHOR é forte, a fim de que temais ao SENHOR, vosso Deus, todos os dias”. -- Josué 4:24

Deus guiou os israelitas miraculosamente pelo rio Jordão durante a época de enchentes por causa do seu amor e graça, e para cumprir suas promessas. Mas, Ele também faz uma afirmação importante sobre si mesmo e seu povo. Ele sempre queria que Israel o “reverenciasse”. Além disso, Ele queria que os inimigos de Israel tremessem com medo. E fizeram isso. Deus ganhou uma grande vitória para si mesmo e para seu povo por causa da sua fé.
Santo e majestoso Deus, suas vestes são justiça e glória. Quero sempre tratá-lo com o respeito e reverência que o Senhor merece. Por favor, perdoe-me quando não tenho sido tão reverente ou respeitoso quanto o Senhor merece. Perdoe-me quando não defendo seu nome como sendo santo, quando outros o usam em vão. O Senhor é digno da minha vida, meu amor e tudo que tenho. Quero lhe louvar agora e para sempre. Em nome de Jesus eu oro. Amém.

sábado, 29 de janeiro de 2011

ELE É O TODO PODEROSO

Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém”! -- Efésios 3:20-21
Às vezes não há nada para nós fazermos, exceto glorificar a Deus! Enquanto talvez sonhemos em realizar grandes coisas para Deus e seu Reino, os sonhos não são tão grandes quanto os planos de Deus. Talvez sejamos ricamente abençoados com talentos, influência, poder ou riquezas, mas estes são meras ferramentas
nas mãos de Deus. Não são símbolos da nossa auto-suficiência.
“Deus é poderoso” tem de ser uma das melhores e mais certeiras frases na Bíblia. Mas, desta vez, é dita em relação ao trabalho dele em mim, em você. Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, em nós, e através de nós. Qual a nossa resposta? Aleluia!
Um dia, enquanto Jesus estava ministrando além do rio Jordão, Lázaro ficou doente, atacado de alta febre. Suas duas irmãs, Marta e Maria, ficaram assustadas e de imediato o levaram para o quarto, onde fizeram baixar a febre com toalhas molhadas. Aplicaram-lhe uma boa massagem e fizeram tudo o mais que lhes foi possível, para restaurar-lhe a saúde. Mas o pobre homem foi ficando cada vez pior. Um médico depois de outro diagnosticou seu caso como sendo sem esperança; não havia cura para Lázaro. As irmãs ficaram perplexas, sem saber o que fazer, até que pensaram no Senhor Jesus, a quem escreveram uma carta que dizia: "Senhor Jesus, Teu querido Lázaro está doente. Vem depressa!" Contrataram um atleta que corria rápido, para que fosse aonde estava o Senhor e lhe entregasse a carta. As irmãs tinham certeza de que Jesus viria imediatamente, pelo que ficaram esperando-O com ansiedade. Cada vez que ouviam passos na rua, pensavam que era o Senhor. O ruído do vento sacudindo a porta levava-as a correr para encontrar-se com Jesus, pensando, que o Senhor estava batendo. Durante toda a noite elas ficaram esperando Jesus: Ele haveria de chegar a qualquer momento, mas Jesus não chegou e Lázaro morreu. Pareceu àquelas irmãs que o mundo se abrira num precipício imenso para tragá-las, pois a esperança as abandonou. Subitamente o mundo todo tornou-se uma nuvem negra para aquelas duas mulheres que já não tinham pai nem mãe; e agora, o único irmão estava morto. Elas dependiam desse irmão. Sentiram-se totalmente sem esperança, cheias de tristeza; não comeram e não cuidaram de si mesmas. Os vizinhos viram a situação horrível delas e, unidos, providenciaram os funerais de Lázaro. Quatro dias se passaram. Alguém se aproximou da casa de Marta e Maria e anunciou: "O Senhor Jesus está a caminho. Está na periferia da cidade". Marta correu a encontrar-se com o Senhor e, desejando ser confortada por Jesus, ajoelhou-se diante dEle e pôs-se a chorar. Ela estava triste e magoada porque Cristo não viera antes. Cheia de tristeza e muito emocionada, disse Marta: "Jesus, se estivesses aqui há quatro dias, meu irmão não teria morrido". Marta sentiu-se calma na presença de Jesus, embora o semblante do Senhor lhe parecesse tristonho. Quando ela olhou para o rosto de Jesus, pôde ver nEle muita tristeza. Marta ficou sabendo, então, que fizera uma confissão errada. Jesus estava agora ali, mas Marta havia dito: "Se estivesses aqui há quatro dias, meu irmão não teria morrido". Marta fez uma confissão colocando Cristo no passado. Enquanto ela se posicionasse no passado, e só no passado, Jesus não poderia operar no presente. Cristo estava de pé, diante de Marta, mas a mulher só reconhecia o Cristo de quatro dias atrás. A fé no Cristo do passado não pode operar no presente. Cristo havia vindo a fim de ajudar, estava ali para mudar a presente situação de Marta. Mas ela apenas pensou no que Jesus poderia ter feito quatro dias antes. Jesus Cristo está entre nós pelo poder do Espírito Santo agora.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

OLHOS FITOS NO SENHOR

"A ti., que habitas nos céus, elevo os olhos (Sl 123.1)."

José, o príncipe de Jacó, estava preso na masmorra de Faraó. Olhando por entre as frestas da liberdade, da sua janela, o jovem prisioneiro tinha duas opções. Olhava para baixo e se entristecia como ambiente da prisão, com a falta de conforto e de perspectiva daqueles companheiros de infortúnio. Ou então olhava para as estrelas e se lembrava dos seus sonhos da adolescência. Olhar para os sonhos era encontrar a porta da esperança. Era a maneira mais feliz de tirar o coração da margura e dos ressentimentos e colocá-los nos braços do Pai Celestial. Vale a pena estar sempre com os olhos postos em Deus e em suas promessas, principalmente qdo temos limitações.   
Deus são 17.852 candidatos disputando 193 vagas para juiz em São Paulo, diante deste número me sinto como Davi diante do Gigante Golias. Agora é contar com o Senhor para que eu com a minha pedrinha consiga a vitória. Amém!! 

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Confiar é preciso

Um certo homem saiu em uma viagem de avião. Era um homem temente a Deus, e sabia que Deus o protegeria. Durante a viagem, quando sobrevoavam o mar um dos motores falhou e o piloto teve que fazer um pouso forçado no oceano. Quase todos morreram, mas o homem conseguiu agarrar-se a alguma coisa que o conservasse em cima da água. Ficou boiando à deriva durante muito tempo até que chegou a uma ilha não habitada. Ao chegar à praia, cansado, porém vivo, agradeceu a Deus por este livramento maravilhoso da morte. Ele conseguiu se alimentar de peixes e ervas. Conseguiu derrubar algumas árvores e com muito esforço conseguiu construir uma casinha para ele. Não era bem uma casa, mas um abrigo tosco, com paus e folhas. Porém significava proteção. Ele ficou todo satisfeito e mais uma vez agradeceu a Deus, porque agora podia dormir sem medo dos animais selvagens que talvez pudessem existir na ilha. Um dia, ele estava pescando e quando terminou, havia apanhado muitos peixes. Assim com comida abundante, estava satisfeito com o resultado da pesca. Porém, ao voltar-se na direção de sua casa, qual tamanha não foi sua decepção, ao ver sua casa toda incendiada. Ele se sentou em uma pedra chorando e dizendo em prantos: "Deus! Como é que o Senhor podia deixar isto acontecer comigo? O Senhor sabe que eu preciso muito desta casa para poder me abrigar, e o Senhor deixou minha casa se queimar todinha. Deus, o Senhor não tem compaixão de mim?" Neste mesmo momento uma mão pousou no seu ombro e ele ouviu uma voz dizendo: "Vamos, rapaz?" Ele se virou para ver quem estava falando com ele, e qual não foi sua surpresa quando viu em sua frente um marinheiro todo fardado e dizendo: "Vamos, rapaz. Nós viemos te buscar." "Mas como é possível? Como vocês souberam que eu estava aqui?" "Ora, amigo! Vimos os seus sinais de fumaça pedindo socorro. O capitão ordenou que o navio parasse e me mandou vir lhe buscar naquele barco ali adiante." Os dois entraram no barco e assim o homem foi para o navio que o levaria em segurança de volta para os seus queridos. Quantas vezes "nossa casa se queima" e nós gritamos como aquele homem gritou? Na Bíblia, em Romanos 8:28 lemos que todas as coisa contribuem para o bem daqueles que amam a Deus. Às vezes, é muito difícil aceitar isto, mas é assim mesmo. É preciso acreditar e confiar!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Lições da vida de Gideão

Os midianitas oprimiram os israelitas por sete anos. Eles subiam cada ano e tomavam os produtos alimentícios dos campos e todos os animais dos hebreus. Para sobreviver, os israelitas escondiam alimentos do inimigo. Gideão estava preparando comida para escondê-la quando o Anjo do Senhor apareceu. Imagine este homem, trabalhando com medo do inimigo, quando ele ouviu as palavras do Anjo: "O Senhor é contigo, homem valente" (Juízes 6:12). Pela resposta de Gideão, parece que ele nem pensou no significado da frase "homem valente". Ele entrou diretamente numa discussão com o anjo sobre a presença de Deus. Ele não entendeu como Deus, estando com o povo, deixaria Israel sofrer. Deus continuou a conversa, desafiando Gideão a resolver o problema. Já que ele duvidou da presença de Deus, devia ir na sua própria força (Juízes 6:14). Isso não! Gideão, agora, sentiu tão incapaz que procurou uma saída da missão dada por Deus. Ele explicou que era uma pessoa pequena de uma família insignificante de uma tribo pouco importante. Gideão não veio ao Senhor como homem valente. Deus ia fazer dele um líder corajoso.
A força verdadeira do servo do Senhor não vem de si mesmo, e sim de Deus. Ninguém é forte o bastante para resolver seus próprios problemas sozinho, especialmente quando falamos sobre nosso problema principal: o pecado. Dependemos de Deus e de sua graça (Efésios 2:8-9). Paulo disse: "tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13). Os homens valentes, hoje em dia, são aqueles que confiam no Senhor.
Nas conversas com Gideão, Deus afirmou sua presença repetidas vezes. Primeiro, ele afirmou por palavras: "Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem" (Juízes 6:16). Segundo, ele afirmou por sinais. Antes da primeira missão de Gideão, Deus lhe deu um sinal impressionante. O Anjo do Senhor causou subir fogo para consumir a oferta de Gideão. Enquanto pessoas faziam ofertas ao Senhor todos os dias, era muito raro o próprio Senhor mandar o fogo para as consumir. Antes de sua segunda missão, Gideão recebeu mais três sinais. Deus deixou o orvalho molhar uma porção de lã sem molhar a terra em volta dela (Juízes 6:36-38). Na noite seguinte, ele fez ao contrário, deixando a lã seca no meio de terra molhada (Juízes 6:39-40). Nas vésperas da batalha, Deus permitiu que Gideão ouvisse uma conversa entre dois soldados midianitas, confirmando a sua vitória iminente (Juízes 7:9-15). Terceiro, Deus afirmou sua presença através de promessas cumpridas, principalmente no livramento do povo pela mão de Gideão (Juízes 6:16; 7:7,22; 8:10-12). As demonstrações de Deus foram convincentes. Gideão foi convertido!
Uma vez que Deus chamou a atenção de Gideão, ele lhe deu a sua primeira missão: destruir os ídolos do próprio pai e fazer um altar ao Senhor no mesmo lugar (Juízes 6:25-26). Gideão levou dez homens consigo e cumpriu o mandamento do Senhor na mesma noite. Os vizinhos ficaram irados, mas o pai de Gideão entendeu o significado de seu ato e o defendeu. Um "deus" que não consegue se defender contra um punhado de homens não merece defesa pelos homens. Parece que Joás, pai de Gideão, foi o segundo convertido nessa história.
A nossa missão, como a de Gideão, começa em casa. Tanto no Velho como no Novo Testamento, Deus destaca as nossas responsabilidades em relação à própria família. Filhos devem obedecer e honrar aos pais (Efésios 6:1-3). Maridos e esposas devem amar um ao outro (Efésios 5:25; 1 Pedro 3:7; Tito 2:4-5). Pais devem instruir os filhos, criando-os na disciplina e admoestação do Senhor (Deuteronômio 6:6-7; Efésios 6:4). Um dos alvos de cada servo de Deus é de influenciar sua família para servir ao Senhor (Josué 24:15).
Chegou o dia da grande batalha (Juízes 7). Gideão conduziu seu exército de 32.000 israelitas para o campo de conflito contra 135.000 midianitas. Sua desvantagem militar era de 4 contra 1! Deus não deixou Gideão entrar na batalha com este número de soldados. Em duas etapas, ele diminuiu a força militar de Israel. Primeiro, 22.000 voltaram para casa, e os midianitas ficaram com uma vantagem de 13,5 contra 1. Na segunda etapa, Deus mandou embora mais 9.700 israelitas, deixando Gideão com apenas 300 soldados. Para vencer o inimigo, cada soldado israelita teria que vencer 450 do inimigo!
Deus, na sua perfeita sabedoria, tinha um propósito bem definido nesta redução das forças militares de Israel. Ele mandou seu exército à batalha com uma desvantagem tão grande que ninguém poderia dizer: "A minha própria mão me livrou" (Juízes 7:2). Usando uma estratégia que não fez nenhum sentido, em termos militares, a pequena banda de israelitas venceu o exército dos midianitas.
Até hoje, muitas pessoas não aprenderam esta lição. Confiam em números, achando que grandes multidões são evidência da aprovação de Deus. Gideão será lembrado eternamente como exemplo de fé (veja Hebreus 11:32). A grandeza desse homem não se encontra na sua força física, nem na sua inteligência, nem na sua auto-confiança. A Bíblia não comenta sobre sua aparência física nem sobre seu jeito de falar. Gideão se destacou na História, não por ser um grande homem, mas por ter um grande Deus. Deus é capaz de transformar os fracos, os tímidos e os abatidos para dar grandes vitórias ao seu povo. Como Gideão disse: "O Senhor vos dominará" (Juízes 8:23).
Um dia orando a Deus e dizendo que tinha a sensação de não saber nada, parecia que qto mais eu estudava menos sabia....(e continuo com esta sensação)...Deus me levou a ler este texto, e entendi que a minha aprovação não vai ser por muito saber...mas no poder de Deus.... 

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

CONHECIMENTO

"Filho meu, se acietares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, então, entenderá o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento." (Prov. 2.1.5.6)

A fé verdadeira vem por meio do entendimento da Palavra de Deus. Obter fé não exige esforço do intelecto nem da vontade do homem. A fé acompanha o conhecimento. Tão logo entra a luz do conhecimento, a fé se faz presente. Conforme disse o salmita nos tempos antigos: A exposição das tuas palavras dá luz e dá entendimento aos símplices (Sl 119, 130).
As pessoas frequentemente oram pedindo fé, porem, elas necessitam realmente do conhecimento da Palavra de Deus! Qdo o conhecimento da Palavra de Deus chega a vc, a fé automaticamente está presente. Vc poderia orar sempre com o objeivo de receber fé, mas, se não adqurir conhecimento da Palavra Deus, nunca obterá fé.
Por isso, alimente-se da Palavra de Deus. Medite na Palavra de DEus. Lembre-se: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Rm 10.17)

sábado, 22 de janeiro de 2011

Jesus está na retaguarda

"Quando vos levarem às sinagogas e perante os governadores e as autoridades, não vos preocupeis quanto ao modo por que respondereis, nem quanto às coisas que tiverdes de falar. Porque o Espírito Santo vos ensinará, naquela mesma hora, as coisas que deveis dizer”. -- Lucas 12:11-12

 
Quando mais precisamos de ajuda, Jesus promete nos dar as palavras que precisamos. Através dos séculos, esta promessa sustentou as pessoas que estavam sendo perseguidas. Ajudou-as a saber que não estavam sozinhas e que não precisavam se preocupar em ter a resposta perfeita ao enfrentar uma audiência hostil. Esta mesma promessa sustenta cristãos hoje, quer perseguidos pelo governo, ou ao enfrentando hostilidade de descrentes, no trabalho, na escola, ou em casa. Quando enfrentamos nossos inimigos, sabemos que não estamos sozinhos. Nosso Salvador está conosco.
O inimigo pode ser a a fase de deserto até chegar à tão almejada promessa. No caso dos concursandos passamos pela fase de estudo que ninguém compreende como podemos ficar tanto tempo se dedicando ao mesmo objetivo. Qtos de nós não recebemos sugestões para desviar o nosso foco para algo mais fácil, menos concorrido, que não nos exija tanto. Enquanto dei ouvidos a estas vozes, não produzi. Qdo deixei o Senhor me conduzir comecei a dar passos de vitória.
Entregue os teus planos nas mãos do Senhor e o mais Ele certamente fará.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

ELE É

“Mas Jesus lhes disse: Sou eu. Não temais! Então, eles, de bom grado, o receberam, e logo o barco chegou ao seu destino”. -- João 6:20-21


Jesus vem aos seus discípulos para confortá-los no seu pior pesadelo – uma tempestade no mar. Literalmente ele diz, “Eu Sou, não tenham medo”. Há duas coisas chaves para vermos aqui.
Primeiro, Jesus usa um nome (“Eu Sou”) que o identifica com Deus que libertou Moisés e os israelitas do Egito. Segundo, ele usa um comando visto com surpreendente freqüência na Bíblia:
“Não temais”. Quando estamos dispostos a convidar Jesus para entrar nas nossas vidas, no meio das nossas tempestades e confusões, ele não apenas diz “Sou Eu, Não temais”, como também nos ajuda a achar o caminho para nosso destino mais importante, nossa salvação.
Seja qual for a dificuldade que hoje se apresenta entregue-a ao Senhor, no sentido de descansar sabendo que Ele vai trazer a provisão, o conforto, a paz e te indicará a saída.
Os que não conhecem a Cristo correm atrás de homens para solucionar seus probelmas e muitas vezes se metem em mais confusões, e se enrolam a ponto de muitos ceifarem a própria vida.
Mas os que conhecem o Senhor e sabem que Ele tem domínio sobre todas as coisas, é o Todo Poderoso, Dono do ouro e da prata, que tem poder para abater o orgulhoso e extaltar o humilhado. Descanse na certeza de que a solução virá.
Entregue ao Senhor em oração a sua dificuldade e veja o sobrenatural de Deus acontecer.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

DECEPÇÃO

"Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, é já o terceiro dia desde que tais coisas sucederam. (Lc 24.21)

O reino de Deus havia chegado entre os homens. Jesus de Nazará curava leprosos e paralíticos, ressuscitava mortos, abria os olhos aos cegos e pregava com toda autoridade ao povo. Ele até andou sobre as águas, e o vento e o mar lhe obedeciam. Era o "máximo" ser discípulo do Mestre. Logo o mundo todo se dobraria aos seus pés. Até os gregos já queriam marcar uma audiência com ele! A "hora" do doce Rabino, entretanto, já estava chegando. Sua popularidade se encontrava no pico da cotação. Mas, como Cordeiro de DEus, ele estava sendo preparado para o sacrifício como oferta pela culpa.
E, então, toda a profecia se cumpriu. Ele foi vendido por 30 moedas de prata, teve os pés e as mãos traspassados, foi crucificado entre malfeitores, as suas vestes foram divididas entre os soldados romanos, e sobre a sua túnica lançaram sortes. Finalmente fora sepultado num túmulo rico. Três dias depois, dois discípulos iam conversando pelo caminho de Emaús. Cabisbaixos, desanimados, confessaram a um estranho no caminho, sua decepção qto a "Jesus de Nazaré". Eles esperavam que ele derrotasse os romanos e estabelecesse o seu reino mundial. Mas fora rejeitado e crucificado. Os olhos daqueles dois estavam fechados para entender os planos de Deus. E nem conseguiam perceber que era o Mestre vitorioso que caminhava ao lado deles.
O Senhor lhes contou que já havia acontecido a ressurreição! A morte e o infernos estavam derrotados! Eles demoraram tanto a crer, porque o coração deles estava concentrado na decepção, e não na esprança! Pensando nisso não permitia que "aparentes fracassos" o decepcionem; mas lembre-se de que o Mestre já ressuscitou e caminha ao seu lado!
É hora de ver o sobrenatural de Deus na sua vida, é tempo de vitória! Espere no Senhor! Neste momento Ele peleja em seu favor!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ANGÚSTIA NO PEITO

"Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação (Sl 62.1)"

O Rei Ezequias tinha apenas 39 anos qdo adoeceu de uma enfermidade mortal. O coração se enchera de angústia ante a possibilidade de morrer tão jovem e sem ter um filho como herdeiro do trono de Israel. Deitado na cama, voltou o rosto para a perede e chorou. Era o que lhe restava fazer. Chorar apenas nem sempre traz conforto, mas chorar diante do Senhor sempre dá resultado.
E, conforme as palavras de Isaías, Deus ouviu as suas orações e viu as suas lágrimas. E o rei foi sarado. Um sinal maravilhoso fora dado para confirmar o milagre: no relógio de Acaz, a sombra haveria de retroceder dez graus, ou seja, a Terra iria parar seu movimento de rotação e ainda retroceder. Isso era algo realmente impossível de acontecer. Mas, para Deus, nada é impossível. O Senhor opera sinais e maravilhas no céu e na terra. Aleluia!!
Diante das provações, temos duas atitudes a tomar, dois caminhos a seguir. A escolha é nossa. Podemos olhar para o alto, buscar a face do SEnhor e, em suas promessas, descansar e crer. Ou então nos agustiar ante a expectativa de perdas. Assim, a preocupação impedirá os olhos de verem as oportunidades do presente. É bem melhor deixar as águas refrescantes da Palavra de Deus lavarem o coração de toda a angústia e autocopaixão. Então, como colírio para os olhos, a fé nos conduzirá a ver as respostas do Pai.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

EM JESUS HÁ CURA

Vamos imaginar como é um acampamento. As pessoas estão todas alegres e divertindo-se e parece que ninguém está triste. Talvez você já tenha acampado e experimentou como é agradável. Mas há muitos anos, num dos acampamentos do povo de Deus, os judeus, não era assim. Todos estavam muito tristes, chorando e todos estavam com medo de umas serpentes que rastejavam pelo chão do acampamento, porque todas as pessoas mordidas caiam mortas. Isso porque o povo andava falando mal do Senhor Deus e também contra Moisés, o seu servo. Mais tarde, eles reconheceram que estavam errados, se arrependeram e chamaram Moisés: “Pecamos, pois temos falado contra ti; ora ao Senhor por nós”. Moisés orou. Então, o bondoso Deus mandou que fizessem uma serpente de bronze e a pusessem num poste, e disse que todos aqueles que fossem mordidos por serpente, ficariam curados, se crendo, olhassem para a serpente de bronze no alto do poste. E assim aconteceu. Moisés creu no que Deus disse e fez a serpente. Ele a colocou num poste. Todos que olhavam para a serpente, e se haviam sido mordidos, eram curados. Hoje não há serpente de bronze no alto de um poste no deserto... mas temos Jesus Cristo para nos curar. Assim como naquela época foi levantada a serpente no deserto, também Deus levantou a Cristo numa cruz. E fez isto “para que todo aquele que crê, não pereça, mas tenha a vida eterna” (Veja Nm 21.4-9).

domingo, 16 de janeiro de 2011

JESUS NOS FORTALECE

“tudo posso naquele que me fortalece”. -- Filipenses 4:13

Qual a base da nossa felicidade? Se forem nossas circunstâncias, estamos em apuros, porque mais cedo ou mais tarde, não vão ser boas. Paulo disse que tinha aprendido o segredo de viver acima das circunstâncias da vida. Este segredo era Jesus Cristo. Jesus era sua segurança de que, independente do que contecesse, ele não estava sozinho. Independente do quão difíceis os problemas fossem, eles não eram permanentes Não importava quão difícil a vida naquele momento, Jesus lhe daria a força para superar. Paulo tem certeza de que Jesus fará o mesmo para você e eu!
Um pai estava construindo uma casa e pediu a seu filho que lhe ajudasse. - "Filho, traga-me aquelas pedras grandes para que eu possa seguir edificando" - lhe disse. O filho saiu para cumprir a ordem do seu pai, mas suas forças eram poucas para levantar as pedras. Voltou e disse ao seu pai que não podia, que eram muito pesadas. O pai insistiu, dizendo: - "Filho, prova com todas as tuas forças e verás que vais conseguir." - "Pai, já tentei com todas minhas forças e não consegui! - Tenta outra vez, insistiu o pai, mas agora com todas as tuas forças". O jovem, obediente, voltou ao lugar onde estavam as pedras, se esforçou ao máximo, experimentou com todas as pedras, mas não conseguiu com nenhuma. - "Pai" - disse ele com lágrimas nos olhos. "Provei com todas as minhas forças e não consegui. Sinto muito, mas não posso!" - "Filho" - respondeu o pai -, "eu te disse que provasses com todas as tuas forças. Todas as tuas forças são as tuas forças mais as minhas. Em nenhum momento pediste que eu te ajudasse..." Freqüentemente isso acontece com os desafios da vida frente às tarefas que temos que realizar. Dizemos que não podemos e nos sentimos fracos. O Senhor insiste que provemos com todas as nossas forças, mas muitas vezes nos esquecemos de pedir a ajuda de Deus. Deus não espera que solucionemos nossos problemas sem Sua ajuda. Ele está à nossa disposição em todos os momentos.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Oportunidades Trazem Oposição

Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente (que esquece o que ouviu), mas operoso praticante (que obedece), esse será bem-aventurado no que realizar.
Tiago 1.25

 Muitas pessoas concordam com um sermão ou versículo, mas não o aplicam em sua vida cotidiana, por isso nada muda. Elas pensam que apenas porque concordam com a Palavra isso trará mudanças na vida delas. Mas mudanças não acontecem automaticamente; uma pessoa tem de ser praticante da Palavra e não apenas ouvinte. Jesus disse: “Estejam alertas (dêem muita atenção, estejam cautelosos e ativos) e vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito de fato está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26.41).
 Cada vez que você tem oportunidade para crer em Deus para algo, sofrerá a tentação de desistir. Ore para que você possa vencer a tentação quando vier.
Certa menina se converteu e a professora lhe perguntou: “Onde está Jesus neste momento?” Professora Jesus está no meu coração. Perguntou a professora: “E que faria você amanhã quando Satanás vier bater à porta do seu coração?” - Professora, eu mandarei Jesus atender à porta. Meu amigo, suponhamos que você não compreenda o segredo da vitória. Amanhã Satanás se apresenta e bate à porta do seu coração. É aquela velha tentação, aquele velho pecado que já se tornou comum e habitual. Depressa você corre à porta. Satanás se debruça, olha pelo buraco da fechadura e vê que é você que vem e sorri. Muitas vezes ele já o venceu no passado e sabe que vai derrubá-lo novamente. Você não escancara a porta. Ninguém peca desta maneira. Você abre a porta só um pouquinho e conversa com Satanás pela fresta. Você começa a examinar a tentação como Eva, como se fosse uma iguaria doce. Medita nela e antes que você mesmo se aperceba Satanás põe o pé do lado de dentro. Depois de introduzir-se sorrateiramente, quando você percebe ele já está dentro e você se sente derrotado. Mas quando Satanás bater, se você pedir para Jesus atender a porta. Quando Satanás olhar pelo buraco da fechadura, ele sairá correndo porque Jesus já o venceu, já o derrotou muitas vezes e irá vencê-lo de novo. 

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

MEDO DOS GIGANTES

"O Senhor está comigo; não temerei. que me poderá fazer o homem?" (Sl 118-6)

Moisés separa 12 príncipes reprentantes das tribos de Israel e os  envia a espiar a terra prometida. Depois de 40 dias de inspeção e "turismo", trazem junto com seu relatório uma prova da abundância da terra. Um cacho de uvas tão grande que precisou de dois homens para conduzi-lo em varas sobre os ombros. A terra realmente manava leite e mel, doçura e fertilidade. As cidades eram prósperas e muradas; os pastos, verdes, e a água abundante. Entretanto, os olhos de 10 espias estavam concentrados nas dificuldades para conquistar a terra. Olharam para o tamanho das muralhas, para os gigantes descendnetes de Anaque, que eram enormes e assustadores. Olharam para os problemas, não para o seu Deus.
Nos dois anos de peregrinação pelo deserto, Israel já havia experimentado coisas inacreditáveis. Derrotaram o Egito sem haver derramamento de sangue. No Egito, eram apenas escravos, sem direito a nada. Contudo, ao saírem, estavam carregados de riquezas. Ouro, prata, pedras preciosas, linho fino, carmesin e púrpura, tudo isso fazia parte da sua bagagem. De dia, tinham a nuvem da presença do Senhor a lhes fazer sombra. À noite, a nuvem se tornava em coluna de fogo para aquecer e iluminar o povo. Para comer, tinham o "pão dos anjos", o maná, que lhes garantia a saúde. Para beber, havia a água saída da rocha, qdo precisavam. Era Deus monstrando-lhes seu cuidados e garantindo vitória.
Mas o povo teve medo dos gigantes. Não olhou para os milagres e para o Autor desses milagres. Então o Senhor lhes deu a sentença: haveriam de peregrinar no deserto por 40 anos. Cada dia de reconhecimento da terra valeria por um ao.
Qtas vezes nos vemos dando voltas nos desertos da vida, por não termos olhos para contemplar o poder do nosso Deus. Abra os olhos! Veja quantos milagres vc ja testemunhou! Não tenha medo dos gigantes; eles já estão vencidos. E, por causa da cruz de Jesus, são eles que estão com medo de nós.  
Para nós concursandos, o excesso de matérias, o número de candidatos, as provas, os examinadores, podem se tornar gigantes diante da terra prometida, no meu caso, Magistratura. 
Vamos ter os olhos fixos no Deus que tem nos sustentado! 

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A FORÇA DO CORAÇÃO

"Todos os cantores, saltando de júbilo, entoarão: Todas as minhas fontes são em ti." (Sl 87.7)

À procura de melhores pastagens, um pastor de ovelhas queria atravessar como seu rebanho para o outro lado do rio. Não havia meios de conseguir que as ovelhas  seguissem através daquela ponte tão precária. Então tomou nos seus braços o cordeirinho da ovelha-guia e o levou para a outra margem. Agora sim. A ovelha-guia, atraída pelos balidos do "pequenino do seu coração", atravessou a ponte, e atrás dela veio todo o rebanho.
O nosso coração nos conduz para os mais variados lugares e situações. Isso depende da motivação dele, ou seja, o que está ocupando nele o primeiro lugar. Que pensamentos povoam nossa mente? Que tipo de desejos  abrigamos em nosso interior? Seremos atraídos na direção dos "apelos" de quem está entronizado em nosso viver. A Bíblia ensina: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fotes da vida (Pv 4.23). Aquilo que lemos, assistimos com atenção, ouvimos e aceitamos, passa a fazer parte da nossa vida, fica na nossa mente e irá influenciar nossas deciões.
Como é importante filtrar o que vamos receber em  nossa mente! Somente o que é bom, puro, honesto, verdadeiro, de boa fama e que tará algum proveito ou louvor é que deve ocupar nosso pensamento  (Fp 4.8). "Não podemos impedir que um pássaro pouse em nossa cabeça, mas podemos impedir que ele faça ninho aí". disse Lutero. Cuidado com o que vc está colocando na mente e para onde o seu coração o está conduzindo!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

OPERE SEGUNDO O PODER DE DEUS

“Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá, para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o poder para todo o sempre. Amém!” (1 Pedro 4.11).
    A Escritura diz que há tempo de falar e tempo de ficar calado (Eclesiastes 3.7). Enquanto não tivermos ouvido e aprendido a vontade do Senhor, não devemos determinar nem assumir compromisso algum, pois é tempo de ouvir De Deus o que Ele tem para nós. Porém, quando entendermos Seu plano, poderemos determinar a realização do que nos foi informado. Adquirimos o conhecimento do propósito do Senhor ao darmos ouvidos ao que a Bíblia declara. A partir do instante em que Deus abre o nosso entendimento, cumpre a nós a realização de Sua obra, pois é tempo de falar.
    O ponto de partida para assumir o que nos pertence é o momento em que Deus fala ao nosso coração a respeito do que precisamos. Mais do que por meio de qualquer outro mecanismo, Ele fala pela Sua Palavra.
    A pessoa que dá atenção à Palavra de Deus consegue ouvir o Altíssimo, e quem O ouve consegue o poder para administrar, gerenciar, enfim, fazer a obra. Toda Palavra que sai da boca de Deus não volta vazia, mas faz o que Ele lhe deu como missão (Isaías 55.11).
    Não desperdice sua chance nem use outro poder, a não ser aquele que Deus dá. A autoridade que Ele nos concede vem na medida exata de que precisamos. Ele jamais faria algo sem calcular o quanto de poder é necessário para realizar a obra que Ele colocou em nossas mãos. Deus é perfeito em tudo; jamais erraria em termos de cálculo ou escolha. Ele o escolheu e lhe deu o poder exato para a consecução do que lhe ordenou.
    Uma coisa muito importante a ser aprendida é que sua ação sempre deve redundar em louvor ao Pai, por Jesus, nosso Senhor. Jamais o Altíssimo nos daria poder para a promoção pessoal, ou para exibir essa virtude, como se fosse uma mágica. Tudo o que Deus faz por nós (ou nos utiliza para realizar) cumpre um propósito eterno. Nunca esqueça que dEle é a glória, e Ele não a dividirá com ninguém.
   A promessa de Deus gerada no seu coração certamente sevirá para exaltar o nome do Senhor, e o Deus que chama é o Deus que capacita!!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

AINDA POSSO ME CASAR?

"...Ainda quando eu dissesse: tenho esperança ou ainda que esta noite tivesse marido e houvesse filhos, esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? (Rt 1.12-13)

Três viúvas planejavam uma viagem internacional: Noemi, Rute e Orfa. Elas haviam experimentado a tristeza do luto, e, agora, indefesass, procuravam refazer a vida. Viajar de moabe para israel era arrriscado. Havia feras e ladrões pelo caminho. E oq ue estaria esperado por elas numa terra distante há tanto tempo deixada para trás? Apesar de amar muito a sogra Noemi, Orfa logo desiste. E, após beijá-la, retorna ao antigo lar. Mas Rute não aceita voltar para a casa do pais. E dá maior demostração de amizade verdadeira. permanece ao lado da idosa sogra e enfrenta o desafio da viagem até belém.
O que podia estar passando pelo coração de Rute? Teria ela a esperança de se casar com alguém do povo de Israel? Ela seria discriminada por ser moabita, povo de tradição imoral e pagã. mas Rute já tinha se convertido ao Deus de Abraão, o Deus de Israel. Na convivência com a família do marido, aprendera a amar e a adorar o deus verdadeiro. E agora não haveria retorno aprendera a amar e adorar o Deus verdadeiro. E deus, então há reserva uma doce surpresa. Prepara-lhe um esposo especial: Boaz. Um cavalheiro gentil para fazê-la feliz e dar-lhe filhos.
O impossível tornou-se realidade para aquela que peserverou em seguir o seu Deus. O Senhor recompensou a escolha de Rute e a sua vida singela e leal. E ela se tornou um símbolo em Israel. Símbolo do amor genuíno, da amizade sincera, do trabalho, da esperança e da confiança em Deus. Era., uma viuva, estrangeira, discriminada por seu passado, mas que soube confiar em Deus e deixá-lo realizar os seus sonhos. Isso pode acontecer com vc também!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

CORAÇÃO E BOCA

"Visto que com o coração se crê para ajustiça. e com a boca se faz confissão para a salvação." (Rm 10.10)

È sempre com o coração que o homem crê e, com a boca, confessa. Qdo vc crê em alguma coisa com seu coração e a confessa com sua boca, ela se torna real. As confissões da fé criam realidades!
Por exemplo, Hebreus 9.12 declara: Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. Jesus nunca mais terá de fazer isso, pois já o fez uma vez. Romanos 10.10 nos informa como obtemos a realidade da salvação: crendo com o coração - com o homem interior - e confessando com a boca.
Qdo vc lê em textos bíblicos as seguintes expressões: em Cristo, nEle, em quem, talvez não apareça q vc realmente possui o que os textos afirmam. Mas se começar a confessar (porque vc realmente crê de coração na Palavra de Deus): "Isso é meu, é isso quem sou, é isso que possuo", então, tudo se tornará real p/ vc. Já é real na dimensão espiritual, no entanto, vc almeja que se torne realidade na dimensão física.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Está precisando se levantar?

Apesar de podermos estar cantando “É momento de estarmos alegres”, a verdade é que muitas pessoas podem usar de uma “carona” emocional durante este tempo do ano.
Você pode não estar percebendo isto, mas tão maravilhosa quanto à temporada de férias pode ser, é também tempo onde há o maior número de pessoas sofrendo de depressão. O fato é, se é férias ou não, a maioria das pessoas irão lidar com os sentimentos de depressão em algum ponto de suas vidas. Até King David, um homem segundo o coração de Deus, batalhou na depressão. Mas exatamente como Deus o alcançou no poço e o puxou para fora, ele irá fazer a mesma coisa conosco.
Você pode se libertar da depressão aprendendo a liberar a alegria de Deus na sua vida. Vamos dar uma olhada em algumas coisas que podem causar depressão e saber como liberar a alegria de experimentar a Deus como remédio para a tristeza.
Eu acredito que uma das causas da depressão nas nossas vidas é o desapontamento. A maioria de nós nos tornamos desapontados quando coisas não terminam no caminho que planejamos ou gostaríamos. Outras coisas que podem nos tornar depressivos são sentimentos persistentes de culpa, doença física permanece, coração partido de um relacionamento destruído, ou questões espirituais que falhamos em lidar com elas, como falta de perdão, pena de si mesmo ou pecado não confessado.
Uma coisa que pode realmente se tornar um peso durante a temporada de férias é a falta de um amor.  Em um tempo de grandes perdas, nós estamos sempre nos emocionando com sentimentos de tristeza e batalhando para achar razão para nos alegrarmos nas nossas vidas. Experimentar o conforto e alegria do Senhor após alguém que amamos morrer – especialmente durante as férias – é vital para evitar queda para um poço de depressão.
O suporte extra da família e amigos é uma grande ajuda, mas nós devemos também escolher nos regozijarmos no Senhor focando na Sua Palavra e Sua verdade para nos sustentarmos.
Dívida opressora é outra causa comum de depressão que pode nos colocar para baixo durante as férias. As boas novas são, Deus nos deu uma arma muito simples e poderosa para não deixar que sejamos puxados para um poço de depressão, e essa arma é a alegria do Senhor.
Durante toda a bíblia Deus instrui Seus povos a regozijarem-se e se encherem com a alegria. Por exemplo, Filipenses 4:4 diz, Regozijem-se no Senhor sempre (deleite vocês mesmos da felicidade nEle); novamente Eu digo, regozijem-se! Quando o senhor diz para fazermos duas vezes algo, como faz neste verso, nós necessitamos prestar uma atenção especial nisso. O que significa regozijar-se no Senhor? Um bom exemplo é encontrado em Atos 16:25,26, onde nós vemos Paulo e Silas na prisão. Estavam não somente na cadeia, mas também tinham sido espancados e colocados na cela interna com os pés presos – agora esta é uma situação depressiva!
Qual eram as suas respostas para esta circunstância aparentemente desesperadora? A resposta começa no verso 25: Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros prisioneiros os escutavam. De repente houve um tão violento terremoto que os alicerces do cárcere foram abalados. Ao mesmo tempo todas as portas da prisão se abriram e as correntes de todos foram soltas (NVI). Não somente estavam Paulo e Silas livres das suas circunstâncias depressivas quando eles se regozijaram no Senhor, mas todo mundo envolta deles foi também liberto! O mesmo poder que quebra os ganchos de Paulo e Silas está disponível para você e para mim hoje. Quando nós somos encarcerados pelos sentimentos de peso e depressão, a chave para abrir a porta de nossas prisões é regozijarmos.
Agora, quando nós lemos sobre Paulo e Silas regozijando na prisão após terem sido espancados e colocados em correntes, nós podemos nos perguntar como eles fizeram isso. No mesmo caminho, quando nós escutamos pessoas cantando “Alegria para o Mundo” em torno das férias e nós nos sentimos deprimidos, nós podemos nos perguntar como pessoas podem fazer aquilo também. Nós pensamos: Aqueles sons são legais, mas como posso regozijar quando estou me sentindo tão mal? A verdade é, se você e eu temos um relacionamento pessoal com Deus, Seu Espírito Santo habita em nós, e a alegria é um fruto do Seu espírito. E se alegria é um fruto do seu Espírito, e Seu espírito está em nós, a alegria está em nós. Então nós não estamos tentando conseguir alegria – ela já está em nós. O que nós precisamos fazer é aprender como liberar isto. Como nós liberamos a alegria? Através de simples atos de regozijar, como sorrir, rir ou cantar músicas para o Senhor como Paulo e Silas fizeram. Quando nós escolhemos responder com atos de alegria, tão cedo quanto podemos começar a experimentar sentimentos de depressão, estes sentimentos não podem permanecer. Em outras palavras, depressão não pode conseguir ganhar o controle das nossas emoções quando nós respondemos para os sentimentos de peso com expressões de alegria.
Sentimentos de peso nos esvaziam da nossa força porque eles nos esvaziam da nossa alegria. Lembre-se, a alegria do Senhor é a nossa força. Eu acredito que sustentando nossos níveis de alegria é a maior chave para superar a depressão porque ela preserva nosso nível de força. Agora, quando eu digo que precisamos resistir a sentimentos de peso com expressões de alegria, eu não estou dizendo que podemos remover a depressão na nossa força e esforço. O que estou dizendo é que muitas vezes quando nós não nos sentimos alegres, nós iremos precisar fazer escolhas para regozijarmos antes de começarmos a escorregar na depressão. Eventualmente nossos sentimentos irão se agarrar à decisão da nossa vontade.
Embora experimentar sentimentos de depressão não seja errado, ou mesmo não usual, não é a vontade de Deus que fiquemos nesta condição. Jesus veio para que nós tivéssemos vida e desfrutássemos dela... (para o enchimento, até transbordar). As boas novas são, Jesus pode cicatrizar e nos tirar da depressão no mesmo caminho que ele pode nos tornar livres de qualquer outra doença ou problema que podemos enfrentar.
Não importa o que causa nossa tristeza, Jesus irá nos conduzir à vitória quando nós escolhermos nos regozijarmos nEle. Assim que nós nos sentirmos desapontados, nós devemos resistir a isso e dizer a nós mesmos: Eu escolho fazer algo sobre isto antes que isto se torne pior. Então, nós precisamos começar a “preparar a bomba” da alegria nas nossas vidas com as expressões externas de alegria no Senhor.
Eu encorajo você a não entrar em sentimentos de depressão durante essa temporada de férias.  Em vez disso, deixe que seja um tempo de focar no motivo que Jesus veio. Isaias 61 diz que ele veio para pregar as Boas Novas – para cicatrizar o coração quebrado... para abrir as portas da prisão... para nos dar a beleza das cinzas, o óleo da alegria para lutarmos, e uma veste de louvor ao invés de um espírito pesado, incomodado e fraco. Assim que você sentir o inimigo vir de encontro a você com o peso da depressão, escolha trocá-lo pela veste de louvor que Jesus comprou como presente para você.
(1) Veja: Salmos 40:1,2.
(2) Veja: João 14:16,17 ; I Corintians 12:3 ; Gálatas 5:22.
(3) Veja: Neemias 8:10.
(4) João 10:10.

Anote por favor que pessoas conscientes podem também ficarem depressivas devido à problemas físicos como doença, desequilíbrio químico e exaustão, ou como resultado de questões espirituais como um pecado não confessado nas suas vidas. Em outras palavras, nem todas as depressões serão superadas somente por cantar, ouvir uma música, louvar à Deus ou outros atos de alegria. Mas Jesus é sempre a resposta, e ele irá sempre nos levar à vitória se nós resistirmos à depressão e seguirmos à Ele.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Aprendendo a confiar em Deus

Há dois tipos de pessoas: as que dizem a Deus: “Seja feita a tua vontade”; e as que ouvem Deus dizer: “Tudo bem, então faça o que você quiser. (C.S. Lewis)

Normalmente, ao completarmos a última etapa do percurso rumo às nossas realizações pessoais, não usamos, como deveríamos, todo nosso potencial para estabelecer bons relacionamentos. Isto acontece porque não aprendemos a confiar plenamente em Deus como Provedor de nossas necessidades mais urgentes.

A luta para sermos amados e importantes para alguém é tão real quanto a luta para suprir as nossas necessidades físicas. Tanto que, no decorrer de nossa vida, fazemos o possível para alcançarmos a realização em todas as áreas: emocional, familiar, profissional.

As pessoas lutam para adquirir dinheiro, prestígio, beleza, sucesso, ou fama. Porém, mesmo que o homem lute para satisfazer os anseios de sua alma, precisará sempre de estar apoiado em bons relacionamentos para alcançar um nível mais profundo de realização pessoal e suprir a sua carência de sentir-se importante.

Mas conscientizemo-nos de que relacionamento humano algum, por mais importante que seja, jamais nos completará. Somente Deus é capaz de amar-nos, plena e incondicionalmente, mesmo quando estamos mal-humorados, erramos ou sentimo-nos rejeitados por aquelas pessoas que mais consideramos. Somente Deus pode motivar-nos e satisfazer plenamente os nossos desejos.

Por meio de nosso relacionamento sincero com Deus, o vazio de nossa alma é preenchido e adquirimos força para vencer o egoísmo e ajudar o próximo. Somente quando mantemos um relacionamento sincero e profundo com Deus podemos levar adiante os nossos relacionamentos com o próximo de forma saudável e duradoura.

Deus é amor, e podemos contar com esse amor em todos os momentos de nossa vida.

O salmista disse: “A minha carne e o meu coração desfalecem, mas Deus é a fortaleza do meu coração e a minha porção para sempre” (Sl 73.26).

Em 1 João 4.12, está escrito que “Deus está em nós e em nós é aperfeiçoado o seu amor”.
Quando interiorizamos essas verdades, podemos curar nossas feridas, tirar nossas máscaras e até mesmo assumir o controle de nosso futuro, crendo que somente Deus proporcionará em nós a realização pessoal que tanto almejamos.

Que seu coração e sua mente sejam guardados em Deus, e que Ele continue abençoando ricamente sua vida com toda sorte de bênçãos espirituais, emocionais e físicas!

Confie em Deus, pois Ele é fiel para cumprir em nossa vida todas as suas promessas.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

TALENTO

Você lembra (nas histórias de seus pais) quem lhe deu o primeiro presente quando nasceu? Deus. Ele deu o primeiro presente a você: um Talento. Isso é um privilégio e tanto para o ser humano. Deus nos criou e, imediatamente, deu-nos um talento. Aquilo que você sabe fazer como ninguém, que lhe rende elogios por todos, é um talento, um presente dado por Deus a você.
 Esse talento lhe permite desenvolver outras qualidades durante toda a vida, para que você realize tudo com excelência. Porém, quando você não conhece o seu talento, não é possível desenvolvê-lo, ou seja, ele se transforma em um recurso inutilizado ou subutilizado.
 Todos os homens e todas as mulheres receberam talentos de Deus, independentemente de aceitarem a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas. Esses talentos resultam de uma combinação genética.
 A pergunta para você neste momento é: "Qual é o seu talento?". A maior mentira é que você não sabe fazer nada, ou ainda que não tem nenhum talento. Você tem sim! Deus deu a você.
Deus o chamou para ser um vaso nas mãos Dele. Apenas permita ser cheio do Espírito Santo.
Ore agora mesmo para confessar a Deus suas falhas e pedir que Ele o fortaleça para realizar aquilo que Ele deseja. Dedique-se, leia a Palavra de Deus, assista a pregações, leia livros sobre os princípios de Deus.
 Quando você depende totalmente de Deus, Ele o capacita.
 Se você não conhece o talento que Deus lhe deu, ore para que Ele o revele. Faça isso todos os dias até que Ele o revele. Deus não despreza a sua oração. Quando descobrir, ore para que Deus use a sua vida poderosamente conforme a vontade Dele.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

CREIA NO INVISÍVEL

“não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas”. -- 2 Coríntios 4:18
O que você enxerga com mais clareza hoje? É aquilo que é visto ou não visto? Não importa nosso sistema de fé, temos que confiar (crer) naquilo que não vemos. Mesmo o cientista mais ateu confia na gravidade, respira o ar e conta com princípios que não vemos até produzirem resultados tangíveis da percepção humana. Como cristãos, não acreditamos que o mundo visível seja tão real como o invisível. O mundo visível está sujeito à morte, doenças, desastres, decomposição, desordem e morte. Não sei sobre você, mas se não há mais permanência do que isso, não é muito real. Quero algo no que possa me agarrar. Isso requer que eu olhe além do visível para encontrar meu Pai que é invisível. Ele é o único que garante o invisível!
Davi contra Golias: Davi encarou o gigante com uma visão de fé. Ele disse: "O alvo grande demais. É muita testa. Vou acertar em cheio!"
Qual é o teu alvo? Para nós concursandos, a prova, a conccorrência o excesso de matérias pode ser um gigante à nossa frente. Mas que tal pensarmos, que aquele examinador ao sentar para escolher as questões será direcionado por Deus para colocar na prova exatamernte aquilo que eu e vc sabemos.
E qdo fizer a prova e atestar o que acabei de dizer, não pense que foi sua dedicação aos estudos que fez com que acertasse as questões e fosse aprovado, e sim que teve as mãos do Senhor agindo em seu favor! 

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

É HORA DE LANÇAR A REDE

Lucas 5:1-11
“1E aconteceu que, apertando-o a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré. 2E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes. 3E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão. 4E, quando acabou de falar, disse a Simão: faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. 5E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, porque mandas, lançarei a rede. 6E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede. 7E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique. 8E, vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, por que sou um homem pecador. 9Pois que o espanto se apoderara dele e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca que haviam feito, 10e, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante, serás pescador de homens. 11E, levando os barcos para terra, deixaram tudo e o seguiram.”
 
Tente imaginar a cena narrada nos versículos anteriores. Pedro e seus amigos trabalharam toda a noite, porém não conseguiram pescar nem um peixinho. Ele deveria estar muito cansado e estressado por isso. Então, chega um certo rabi que ele não conhecia e pede para Pedro afastar um pouco o barco da terra para que ele pregasse a Palavra de Deus. Pedro pode ter pensado: "Que cara folgado. Trabalhei a noite inteira, não pesquei nenhum peixe e ainda me pede para afastar o barco para ele pregar". Porém, essa é apenas uma suposição, pois aqueles que ministravam a Palavra de Deus eram respeitados naquela época.
Após Jesus terminar de pregar, falou para Pedro ir até o alto mar e lançar as redes. O versículo 5 mostra que Pedro não queria fazer isso, mas fez em obediência à palavra de Jesus. O resultado foi uma pesca milagrosa que espantou a Pedro e a todos que ali estavam. Então, Jesus chama Pedro para ser "pescador de homens" e ele O segue.
Não sei qual é a sua promessa, a minha é ser Juíza (uma delas) e como eu jpa tenha tentado vários concursos e reprovou em todos. De repente está pensando em desistir, achando que nunca vai passar. Chega uma hora que se forma um coro de pessoas à nossa volta dizendo DESISTA, DESISTA, DESISTA. Mas hoje em nome de Jesus eu te digo lança a tua rede, Jesus está mandando fazer e vc vai ver o resultado da aprovação, da concretização daquilo que lhe foi prometido. 
Faça o seu melhor e deixe que o Senhor enviar os peixes para a sua rede. ele tem poder para fazer isso, apenas não duvide no seu coração.
Creio que 2011 será um ano de concretização das promessas, de renovo para muitos de nós. 

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

PREPARAR, APONTAR, FOGO

“Josué disse ao povo: —Purifiquem-se porque amanhã o
SENHOR fará grandes coisas entre vocês”.
 (Josué 3:5)



“Preparar! Apontar! Fogo!” Estas palavras da nossa infância são muito importantes para nós hoje na procura de fazer a vontade de Deus. Deus quer que estejamos preparados. Mas toda a preparação pessoal no mundo não vai fazer nenhuma diferença se nós não nos dedicarmos e nos consagrarmos primeiro ao que fazemos para glorificar a Deus. Quais são seus planos para este ano novo? Quais seus planos para amanhã? E para hoje? Antes de “Preparar” e “Atirar”, vamos nos aprontar, nos dedicando ao Senhor e ao Seu serviço!
Na Bíblia, um bom exemplo de aprendiz é Josué. Nós lembramos de Josué porque ele marchou ao redor do muro de Jericó. E também teve algumas responsabilidades importantes como espião (Números 13:16) e como guerreiro (Êxodo 17:10). Porém, muitas vezes ele estava na sombra de alguém: Moisés. Por 40 anos Josué serviu como assistente de Moisés, como auxiliar e aprendiz (Êxodo 24:13). Deus toma o seu devido tempo para preparar-nos para o serviço. Algumas vezes este período de espera é tão valioso quanto o aprendizado de todas as estratégias necessárias e objetivos. Josué observou a fé que Moisés tinha em Deus. Ele aprendeu o que significava ser humilde (Números 12:3), como receber instruções (Êxodo 17:10) e como ser um verdadeiro servo de Deus (Josué 1:1; 24:29). Até mesmo uma exibição do temperamento de Moisés (Números 20:7-12) foi uma oportunidade para observar e aprender. Ao passar tempo com Moisés, Josué aprendeu coisas que não se podia aprender em livros. Chegaria o tempo em que o próprio Josué estaria na liderança. E, quando chegou a hora, Josué foi capaz de confiar na promessa que Deus lhe fizera: "Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei" (Josué 1:5).
Ore ao Senhor dizendo Pai da Misericórdia, reconheço que meus planos e meus caminhos não são necessariamente seus. Ajude-me a me dedicar à leitura das Escrituras e ficar atento para saber qual a Sua vontade na minha vida. Quero lhe honrar em tudo que faço e dedicar todos os meus esforços e a minha vida à sua glória, honra e louvor. No nome de Jesus, meu Salvador e Senhor, eu oro. Amém. 

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A FÉ COMO FUNDAMENTO

Hebreus 11:1

A fé é a base, o fundamento, das coisas que você espera e a prova, a confirmação, daquilo que ainda não se realizou na sua vida, mas, por fé, você consegue ver acontecendo.
Nas nossas vidas algumas ou muitas coisas que esperamos ainda não se realizaram, porém o caminho para conquistarmos é a fé, pois ela nos motiva a superarmos os obstáculos para alcançarmos os objetivos.
Porém, faço uma outra pergunta: Tenho que ter fé em quê?
Jesus disse que devemos crer em Deus e Nele.
João 14:1 -Se já entendemos o que é fé e em que ela deve se basear, vale acrescentar mais uma pergunta: Quando tenho que ter fé? A resposta é: em todo o tempo.
Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Você deve ter fé em tudo o que fizer. Fé para acordar, orar a Deus pedindo que abençoe o seu dia e crer que terá um dia maravilhoso. Fé para crer que qualquer desafio a que você será submetido no trabalho será mais um motivo para que Deus demonstre o seu amor e sua fidelidade por você. Fé para ir até a casa de seus pais e, apesar de qualquer briga ou discussão que esteja ocorrendo lá, Deus abençoará para que você seja luz naquele lugar e a paz de Jesus virá sobre aquela casa. Fé para crer que aquele seu amigo ou sua amiga que odeia ouvir o nome Jesus se converterá porque Deus o(a) ama e deseja salvá-lo(a). Simplesmente: Fé.
Fé é dependência total de Deus
É necessárioq eu você creia que Deus existe e que é seu galardoador (recompensador), ou seja, quando você crê em Deus e na sua obra maravilhosa realizada na cruz, Ele retribui de acordo com a medida da sua fé. Agora, se ter fé é tão importante, onde eu consigo fé?
A fé é conquistada à medida que você se dedica a aprender a Palavra de Deus. Deus permitiu ao homem registrar a Sua Palavra para que todos possam conhecê-lo e reconhecer as maravilhas que Ele realizou durante toda a história: a criação de todas as coisas, a nossa criação, o resgate do povo de Israel, os milagres nas batalhas contra os povos inimigos, os livramentos concedidos àqueles que creram Nele e, principalemente, a obra redentora de Jesus na cruz para nos livrar de todo pecado e dar-nos a salvação.
Deus é tão maravilhoso que também nos ensina o que a fé permite alcançar. Lendo essa frase você pode pensar que existe um limite, mas você verá nas passagens seguintes que não há limites para aquele que tem fé.

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem.

sábado, 1 de janeiro de 2011

Deus quer que você faça a sua parte para cumprir o propósito Dele em sua vida

 Para que o propósito de Deus se cumpra em sua vida é necessário que você tome decisões e estabeleça um plano. Existem pessoas que, de maneira errada, dizem: "Estou esperando em Deus para saber qual o propósito Dele para minha vida". Você não tem que esperar, mas sim buscar em Deus o propósito para sua vida. Jesus deu à igreja uma missão que está em Marcos 16:15 : "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura". Se você ainda tem dúvidas de qual seja o seu propósito, uma pergunta pode guiá-lo em suas orações: "Qual o meu propósito dentro da missão que Jesus deu à igreja?".
 Em Provérbios 16:9, a Palavra de Deus diz que "O coração do homem considera (traça) o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos". Você deve traçar o plano para o cumprimento de seu propósito, pois o Senhor está aguardando isso acontecer para guiar os seus passos dentro desse plano. Se você decidir cumprir o propósito que Deus lhe deu, Ele suprirá todas as suas necessidades e irá capacitá-lo em todas as suas tarefas. Lembra de Jeremias? Ele disse que não sabia falar e, então, o Senhor colocou as Suas palavras na boca dele. Deus o capacitou e também irá capacitá-lo. Para que isso aconteça, apaixone-se pelo seu sonho, nunca desista dele e creia no poder de Deus que opera em você.
 E apaixone-se por seu sonho! 
Paulo estava certo do propósito de Deus para sua vida e foi fiel até o fim, alcançando a coroa da vida.
 Você deve se apaixonar pelo seu sonho a ponto de nunca desistir dele, nem que o tempo para que ele se cumpra leve anos. O seu sonho para cumprir o propósito de Deus é o combustível para sua vida.
 Você pode ter desistido de ser um ministro de louvor, um pregador, um pastor, um intercessor, um mestre, um grande empresário, um grande presidente, mas neste momento Deus quer que esse sonho seja reerguido em seu coração e nunca mais deixe de arder em você o desejo de cumpri-lo. Apaixone-se pelo seu sonho e não permita que ninguém o desmotive, pois o poder de Deus opera em você.
 Ore pedindo a Deus que o ajude a cumprir o propósito Dele para sua vida.
Gostaria de que você conhecesse um precioso ensinamento que há na Bíblia por meio do símbolo representado por um animal: a ÁGUIA. Deus inspirou diversos homens na Bíblia para usarem a águia como símbolo. Por que Deus usou a águia e não a galinha ou a andorinha ou o pardal? Porque Ele queria nos ensinar algo a respeito daquele animal. A galinha possui olhos laterais, porém a águia possui olhos frontais. Assim devem ser os seus olhos, focados no propósito de Deus para sua vida, sem ligar para o que acontece ao redor da sua vida. Quando vêm os ventos e as tempestades, a galinha corre logo para se esconder, mas a águia sai para voar para se fortalecer. Aprenda também essa lição em sua vida, quando os ventos e as tempestades (situações que queiram desmotivá-lo e fazer com que desista de seus sonhos) vierem tentando afligi-lo, voe e fortaleça-se em Deus, vença os obstáculos.